(Atualização) Almodôvar: Presidente da Câmara retira pelouros a vereador do PSD.


António Bota, presidente da Câmara de Almodôvar, eleito pelo Partido Socialista (PS), retirou ontem as competências ao vereador Ricardo Colaço, eleito pelo Partido Social-Democrata (PSD).

O despacho que retira as competências a um dos três vereadores da Oposição, no caso de Ricardo Colaço, eleito pelo PSD, foi tornado público ontem, tendo António Bota “retirado a confiança política” ao seu vereador,.

Ricardo Colaço tinha entre outros pelouros a Proteção Civil, tendo na passada segunda-feira marcado presença na cerimónia de apresentação do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais (DECIF) que decorreu em Beja, com a presença do secretário de Estado da Administração Interna.

A destituição foi confirmada ao Lidador Notícias (LN) pelo próprio Ricardo Colaço, que justificou que “não aceito a retira de confiança política porque não sou do PS”, acrescentando que “trabalhei em prol da melhoria das condições de governabilidade da Câmara Municipal e assegurar uma maioria concluiu. Colaço foi durante oito anos, presidente da Junta de Freguesia de Almodôvar

Recorde-se que a edilidade de Almodôvar tem cinco eleitos, dois do PS, dois do Movimento de Independentes e um do PSD.

Em carta aberta dirigida aos almodovarenses, António Bota, começa por dizer que ao não ter conseguido a maioria nas autárquicas de 2013 “optei por um acordo com o candidato do PSD, para formar equipa, dando-lhe responsabilidades na gestão municipal, com respectivo ordenado mensal, a tempo inteiro, de modo a que os interesses do concelho fossem superiores aos interesses políticos”.

Depois e dirigindo-se à população, Bota reconhece que “acredito que todos vocês notaram essa colaboração positiva entre o PS e o PSD, com este último demonstrando também ideias muitas vezes diferentes das do movimento IPA”.

António Bota assume perante os munícipes que uma razões que se prende com a perda de confiança, tem a ver com o facto de “a pessoa em causa resolveu afastar-se da convergência do nosso acordo feito em 2013, na defesa dos interesses da nossa terra e dos Almodovarenses, para integrar uma lista do PSD em conjunto com candidatos do IPA, movimento que incluí pessoas com quem o próprio não simpatizava nem concordava”.

Recorde-se que para as próximas eleições autárquicas de 1 de Outubro, António Bota, recandidata-se à presidência da Câmara pelo PS,enquanto que António Sebastião, será o cabeça de lista do PSD, e Ricardo Colaço o número dois da lista, numa decisão da Comissão Política Nacional do PSD, que contrariou a decisão da Concelhia de Almodôvar dos sociais-democratas. Nenhum outro partido ou coligação anunciou candidaturas à Câmara de Almodôvar.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg