Face à situação da pandemia de covid-19 a Câmara Municipal de Beja decidiu-se pelo encerramento de Equipamentos Culturais no dia de amanhã.
A Câmara Municipal de Beja informa que por via da extensão do estado de emergência, no próximo fim-de-semana, 9 e 10 de janeiro, não será permitida a circulação entre concelhos, bem como a circulação e permanência na via pública a partir das 13h00.
Deste modo, e atendendo ao facto de Beja integrar com outros 131 municípios a lista de concelhos com ao grau de risco de transmissão “Muito Elevado”, a Câmara Municipal de Beja, além do cancelamento de todos os eventos agendados para sábado, dia 9, irá encerrar também alguns espaços culturais, nomeadamente, a Biblioteca Municipal José Saramago, o Centro Unesco de Beja, a Casa da Cultura e o Teatro Municipal Pax Julia.
Ficarão abertos nos dias 9 e 10, entre as 9h30 e as 12h30, o Núcleo Museológico da Rua do Sembrano, o Museu Jorge Vieira, o Castelo e o Posto de Turismo.
Nos dias 9 e 10 de janeiro, o parque de campismo terá as suas portas abertas até às 13h00, hora em que encerra, não permitindo entradas nem saídas do equipamento depois dessa hora e até às 5h00 dos dias seguintes.
De acordo com os dados do relatório (Relatório Diário 07-01-2020) da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA), relativo às 24,00 horas de quarta-feira, 6 de janeiro, o número de casos ativos no concelho de Beja é de 321, mais 22 do que no dia anterior, num total de 935 infetados desde o início da pandemia. No concelho há o total de 22 óbitos, 16 dos quais dos surtos nos lares da Mansão de São José e Centro Paroquial e Social do Salvador, ambos localizados na cidade de Beja.
Outro encerramento dos espaços
Em 12 de março de 2020, em Edital assinado por Paulo Arsénio, presidente do Executivo, a Câmara Municipal de Beja decidiu, no Plano de Contingência das medidas de contingência do covid-19, decidiu encerrar todos os equipamentos culturais, sociais e desportivos, entre as 00,00 horas de 13 de março e as 24,00 horas de 15 de abril.