Beja: Bombeiros em “alerta vermelho” por causa do covid-19.


Comando “conta espingardas” hora-a-hora. O Corpo de Bombeiros de Beja está em “alerta vermelho”, com 14 infetados e 14 em isolamento profilático.

“Alerta vermelho? Eu diria que estamos em roxo”, foi a manifestação de preocupação que o comandante dos Bombeiros Voluntários de Beja (BVB), Pedro Barahona, expressou ao Lidador Notícias (LN), quando questionado sobre o surto de covid-19 no seio da corporação.

“Ontem à noite um dos operacionais foi fazer o transporte de um doente ao Serviço e Urgência do Hospital de Beja, sentiu sintomas da doença feito um teste rápido deu positivo e ficou logo lá”, revelo desalentado Pedro Barahona, que acrescentou que como profissional da unidade hospitalar “já tinha sido vacinado com a primeira dose”, concluiu.

Com este, elevou-se para 14 o número de infetados por covid-19 no seio dos BVB, 13 operacionais e um operador da central telefónica, sendo que outros 14 elementos estão em isolamento profilático.

A corporação tinha 8 casos positivos e depois dos testes efetuados na quinta-feira a 20 elementos, cujos resultados foram conhecido às 23,00 horas de ontem, 5 deram positivo, o que fez aumentar então para 13 o número de infetados a que se juntou o caso conhecido perto da meia-noite. A situação pode vir a agravar-se amanhã depois de conhecidos os resultados dos testes efetuados na manhã de ontem a mais 35 dos elementos do Corpo de Bombeiros.

Durante o dia deste domingo o Corpo de Bombeiros de Beja recusou seis serviços do INEM, com alerta CODU, que foi feita por outras corporações vizinhas, dada a falta de efetivos e a necessidade de resposta às ocorrências no concelho, num corrupio constante para o Serviço de Urgência do hospital José Joaquim Fernandes em Beja.

Para efetuar os serviços de amanhã, Pedro Barahona conta com 8 assalariados que “vão fazer serviço non-stop. A rotação vai ser pouco equilibrada, valendo a ajuda noturna dos voluntários. Estamos a atravessar um momento de tal forma grave que não podemos fazer planeamento mais do que dia-a-dia”, justificou.

Garantindo que o serviço às populações não estará em causa o comandante dos Bombeiros Voluntários de Beja deixa o aviso: “acima de tudo vamos responder ao socorro urgente”, concluiu.

Hoje, após uma visita ao quartel dos Bombeiros Voluntários do Dafundo, no concelho de Oeiras, distrito de Lisboa, o Presidente da República e recandidato a novo mandato disse que o Governo “quer acelerar o processo de vacinação” contra a covid-19 de bombeiros e sustentou que em virtude do transporte de doentes “têm risco idêntico a pessoal do INEM”, justificou.

Segundo os últimos dados (Relatório Diário 17-01-2021) da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA), até às 24 horas de sábado, 16 de janeiro, no concelho de Beja, há 559 casos mais ativos, mais 32 do que no dia anterior, de um total de 1.307 que o Município já registou desde o início da pandemia, a que se juntam 722 recuperados e 26 óbitos.

Teixeira correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg