Condutor de motociclo em estado muito grave na sequência de uma colisão com um veÃculo ligeiro de mercadoria, ocorrido no cruzamento do IP2, na entrada norte da cidade de Beja.
Um homem, com cerca de 40 anos, condutor de uma mota, sofreu ferimentos muito grave e foi transportado para o hospital da cidade, em estado crÃtico, na sequência do embate de um veÃculo ligeiro de mercadorias com a mota que a vÃtima conduzia, ocorrido na manhã desta terça-feira, no IP2 na entrada norte de Beja.
O acidente ocorreu cerca das 08,25 horas quando a carrinha de caixa aberta seguia no sentido norte/sul, virava à esquerda para entrar em Beja colidiu com a mota conduzida por Kevin R, que seguia no sentido contrário. Para virar à esquerda e entrar na cidade os veÃculos que se apresentam nessa faixa de rodagem, tem sinalética de “aproximação de estrada com prioridade”, enquanto a via contraria é uma longa reta até entrar na rotunda da Força Aérea, que dá acesso a Lisboa/Évora/Espanha.
Com o embate o condutor foi projetado para o separador em terra que divide o local, enquanto que a mota incendiou-se, tendo ardido por completo. A mala do motociclo ficou a causa cerca de 20 metros à frente do local do embate.
Durante cerca de meia hora operacionais da viatura médica de emergência e reanimação (VMER) e dos Bombeiros de Beja (BVB) estabilizaram o condutor da mota fazendo depois o transporte do mesmo para o Serviço de Urgência do Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja
O trânsito na faixa onde ocorreu o acidente esteve fechado ao trânsito automóvel durante uma hora, sendo a viaturas desviadas para o casco urbano da cidade, com os condutores a inveterem o sentido de marca na rotunda do cemitério, para regressar ao IP2.
No local estiveram 30 operacionais dos BVB, VMER, GNR e PSP.
Teixeira Correia
(jornalista)