(Última hora) Beja: Gigante A380 da Hi Fly volta a sair do TCB para repatriar europeus.
O Airbus A380 da companhia aérea portuguesa Hi Fly, que está estacionado no Terminal Civil de Beja (TCB) e envolvido na repatriação de centenas de cidadãos europeus devido ao surto do coronavÃrus, vai partir para o Vietname.
Segundo apurou o Lidador NotÃcias (LN), o avião foi requisitado pelo Governo francês e vai fazer escala em França, onde entrarão profissionais de saúde, antes de seguir para o paÃs asiático, onde se encontram cidadãos europeus que pretendem ser repatriados.
No fim de janeiro, o A380 partiu para a China, com o objetivo de repatriar os cerca de 350 europeus, incluindo 17 portugueses, que queriam sair da cidade de Wuhan, epicentro do surto.
O Airbus A380 da companhia aérea portuguesa Hi Fly é o maior avião de passageiros do mundo e só pode aterrar na base aérea n.º11, em Beja, uma vez que as suas dimensões não permitem a realização de manobras nos outros aeroportos nacionais. Pode transportar 471 passageiros distribuÃdos por três classes ou 800 em classe económica. O aparelho foi comprado em julho de 2018 à Singapore Airlines e foi pintado com os desenhos de uma campanha pela defesa dos recifes de coral.
Teixeira Correia
(jornalista)