Uma idosa de 81 anos foi burlada de mais de 2000 euros, em Cabeça Gorda, concelho de Beja, por um individuo que fingia ser “fiscal de notas”. Comando de Beja da GNR confirma o caso e está a investigar.
O caso aconteceu ontem às 10,00 horas no nº5 da Rua Teixeira Gomes, quando Maria dos Santos Bento, que vive sozinha depois do filho mais novo ter falecido, se preparava para sair de casa.
Foi abordada por um individuo com cerca de 60 anos, que no dizer da octogenária se apresentou “bem vestido, de boas palavras, com uma pasta na mão e com um carro preto pequeno. Sabia o nome da minha médica e começou por perguntar quanto gastava em medicamentos”, recorda a mulher.
Depois “esclareceu” a vítima de que andava à procura de emigrantes para informar as pessoas que as notas de 20 e 50 euros deixavam de ter validade e que circulavam algumas falsas vindo inclusivamente do banco. Maria dos Santos Bento, que tem dois filhos no estrangeiro, descaiu-se a dizer que tinha dinheiro em casa, o que levou o burlão a pedir para conferir se o mesmo era verdadeiro.
Num envelope a mulher tinha 500 euros que “levantei da Caixa Agrícola dois dias antes para reparar o telhado da casa e noutro o dinheiro da reforma e mais algum para me governar que passava dos 1.500 euros” recordou.
Após ver as notas o individuo disse à mulher que precisava do seu cartão de cidadão e do recibo da água para “fazer o registo do dinheiro. Quando voltei com a carta da água, já não vi os envelopes com o dinheiro nem o indivíduo. Fui à Junta de Freguesia pedir ajuda e chamaram a GNR. Ainda andaram na aldeia, mas já não viram ninguém”, rematou a vítima.
O Lidador notícias (LN) apurou que o caso está a ser investigado pela GNR, tendo o Relações Públicas do Comando Territorial de Beja começado por “confirmar a ocorrência, num caso sem violência sobre a idosa”, justificando que “estão a ser desenvolvidas diligências para se chegar ao autor da burla”, concluiu.
Teixeira Correia
(jornalista)