Beja: Incêndio consome sobreiros e pinheiros perto de Santa Clara de Louredo


Incêndio consome sobreiros e pinhal, no Monte Sapo, perto da aldeia de Santa Clara de Louredo. Há quatro corporações de bombeiros no terreno.

Um violento incêndio rural está a consumir um vasta área de sobreiros e pinheiros na propriedade agrícola do Monte Sapo, na freguesia de Santa Clara de Louredo, concelho de Beja, estando os bombeiros de Beja a procurar evitar que as chamas possam chegar à habitação das propriedade que está desabitada.

O incêndio deflagrou numa zona de difícil acesso, entre as localidades de Penedo Gordo e Santa Clara de Louredo, e nas imediações há 4 montes, estando os bombeiros a procurar evitar que as chamas se propaguem a algum dos aglomerados. O caso mais preocupante é o do Monte Sapo, em termos da preservação da habitação, já que o mesmo está desabitado.

Ao imenso calor que se faz sentir na região, 36 graus de temperatura, junta-se um forte vento Sueste, o chamado “vento espanhol”, que faz com as chamas se propagem com rapidez e a que se junta uma grande nuvem de fumo.

O alerta foi dado cerca das 14,40 horas, tendo de imediato os bombeiros de Beja, deslocado para o local 12 operacionais e 4 viaturas, uma delas um autotanque de reabastecimento, tendo posteriormente os meios no terreno sido reforçados com operacionais e viaturas das corporações de Aljustrel, Cuba e Ferreira do Alentejo.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg