O Instituo Politécnico de Beja (IPBeja) anunciou este sábado que vai suspender todas as aulas presenciais, substituindo-as por atividades letivas “on-line, levando ao encerramento das quatro escolas.
Em causa, segundo a Presidência da instituição “está um surto de covid-19 ativo no IPBeja com 13 casos positivos”, o que levou a que como medida de prevenção “durante às próximas duas semana, de 26 de outubro a 6 de novembro, o ensino seja à distância apoiado por tecnologias digitais”, justificam.
Para cimentar a sua decisão, o Politécnico teve também em conta o facto de “star o concelho de Beja identificado com um elevado nível de risco de contágio” a par da atual situação de evolução da pandemia em Portugal.
De acordo com um comunicado da instituição, “o período de duas semanas poderá ser renovado, conforme a evolução da epidemiologia” por forma a controlar o surto identificado, tendo como garantia “a segurança e a saúde de toda a comunidade académicas”, justificam.
“O acompanhamento, o apoio social e as ações junto dos estudantes infetados e dos estudantes em isolamento serão realizados pelos Serviços de Ação Social, em estreita ligação com as autoridades de saúde, assegura a Presidência do IPBeja.
Na passada terça-feira o Politécnico deu a conhecer que no fim-de-semana de 17 e 18 de outubro “foram confirmados mais 3 casos, depois de em setembro 2 alunos terem testado positivo”, estes últimos casos referem “estão relacionados com um surto numa instituição da cidade de Beja”. Sem referir o nome, a Presidência do IPBeja falava do surto no Bloco Operatório do Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja, detetado no passado dia 24 de setembro e que atingiu um total e 36 casos positivos, entre as várias classes, com preponderância entre enfermeiros e médicos. No hospital são administradas as aulas práticas dos alunos da Escola Superior de Saúde.
Quando no dia 20 de outubro o Instituto divulgou a existência dos três casos positivos foi referido que como medidas de prevenção, as respetivas turmas passaram de imediato para o ensino à distância e as comunidades internas de cada Escola foram informadas pela respetiva Direção.
Na altura o Lidador Notícias (LN) questionou o Politécnico se os casos tinham sido detetados em algumas das residências e se os estudantes afetados eram dos PALOP, foi-nos apenas respondido que: “entre os 5 casos identificados existem estudantes nacionais e estudantes internacionais”.
Dois focos em lares de Beja
Na Mansão de São José há no total 104 os casos ativos, 84 entre os utentes e 20 são funcionários. Em internamento no Hospital de Beja estão 10 utentes, 8 em enfermaria e 2 na Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente (UCIP), tendo já falecidos três utentes.
No Lar do Centro Paroquial e Social do Salvador, há a registar 32 casos positivos, sendo 25 em utentes, dois dos quais internados na enfermaria covid-19 do hospital e 7 entre os funcionários.
Teixeira Correia
(jornalista)