Beja: Jovem suspeito de tentativa de homicídio em prisão preventiva.


Fica em prisão preventiva o jovem que na manhã do Dia de Natal esfaqueou outro no decurso de um baile em Porto Peles, freguesia de Neves, concelho de Beja, segundo despacho de um Juiz de Instrução Criminal do Tribunal de Beja.

O Lidador Notícias apurou junto de fonte judicial, que o magistrado que determinou a medida de coação mais gravosa, deixou em aberto a possibilidade de o arguido ficar em prisão domiciliária com pulseira eletrónica, caso o relatório da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) que vai avaliar as condições pessoais e sociais seja favorável.

Notícia inicial

Uma altercação entre dois jovens, com diversas agressões entre dois jovens, de 18 e 20 anos, respetivamente, culminou com um ataque do mais novo, com uma arma branca, que desferiu dois golpes no abdómen e no tórax do mais velho.

O agressor foi detido, fora de flagrante delito, por inspetores da Diretoria do Sul da Polícia Judiciária (PJ) e foi hoje presente a primeiro interrogatório por um Juiz de Instrução Criminal no Tribunal de Beja.

Por seu turno, a vítima foi hospitalizada tendo sido submetida a uma intervenção cirúrgica no Hospital de Beja, estando internado no serviço de Cirurgia, ao que foi possível apurar não corre risco de vida.

O alerta foi dado cerca das 07,45 horas de domingo, para um caso de agressões ocorrido na associação Cultural e Recreativa dos Moradores de Porto Peles, freguesia de Nossa Senhora das Neves, no concelho de Beja, durante a realização de um tradicional Baile de Natal que se realiza naquele lugar.

Por motivos que foram investigados pela PJ, dois jovens residentes em Neves, mas que não são naturais da aldeia, a vítima é de Beja e o agressor de Olhão, envolveram-se numa violenta discussão e agressões mútuas, que terminou no esfaqueamento de um deles.

Um terceiro jovem, também de 20 anos, que interveio na refrega, sofreu ferimentos nas mãos ao tentar retirar a faca ao agressor. De acordo com fonte da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) “três jovens, entre os 18 e os 20 anos, deram entrada nos Serviços de Urgência do Hospital de Beja, dois tiveram alta e um terceiro está internado”, referiram. Ou seja, também o jovem detido recorreu aos serviços hospitalares depois de fugir do local das agressões uma vez que os Bombeiros de Beja só transportaram dois feridos “um em estado grave e outro ligeiro”, referiu ao JN, fonte do CDOS.

Foi o agressor, que abandonou o local com receio de represálias que contatou a GNR a contar o sucedido, tendo posteriormente esta força alertado a PJ, cujos inspetores se deslocaram ao local e fizeram a recolha de “relevantes elementos probatórios que conduziram à detenção, fora de flagrante delito do presumível autor das facadas”, descreveu em comunicado a Diretoria do Sul. No local das agressões estiveram 8 operacionais, três dos Bombeiros de Beja e cinco da GNR apoiados por 3 viaturas.

O inquérito é dirigido pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) da Comarca de Beja, onde o detido foi presente e indiciado do crime de homicídio na forma tentada.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg