Beja: Maternidade do hospital fechada entre as 08,00 horas de domingo e 2ª feira.


O Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) informou que a Maternidade do Hospital de Beja vai estar fechada durante 24 horas. Das 08,00 horas de domingo até à mesma hora segunda-feira.

Em comunicado, o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) citando uma comunicação da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA), revela que a Maternidade do Hospital José Joaquim Fernandes vai estar encerrada durante 24,00 horas, entre as 08,00 horas de amanhã (domingo) e o mesmo horário de segunda-feira.

No documento o CDOS não revela os motivos do encerramento. Na página da ULSBA, o Lidador Notícias (LN) constatou que não existe qualquer comunicado ou referência ao assunto.

Recorde-se que esta situação já aconteceu no mesmo período de tempo, entre 6 e 7 de janeiro, por falta de medico obstetra, o que originou que as grávidas tivessem que recorrer, pelos próprios meios, aos serviços do Hospital do Espírito Santo, em Évora, tendo que percorrer mais de 80 quilómetros sem qualquer assistência médica.

Em causa esteve o facto da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) não ter conseguido nomear um segundo médico de Obstetrícia e Ginecologia para o SU, o que levou à inviabilização do atendimento das parturientes desde as 08,00 horas.

Segundo apurou na altura o LN, nas Urgências não foram aceites as inscrições das mulheres grávidas, nem foram feitos quaisquer pré-atendimentos para determinar o seu estado de gravidez, sendo-lhe comunicado ou à família, que tinham que recorrer pelos seus meios a outra unidade hospitalar e a mais perto era o Hospital de Évora.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg