Beja: Paraquedista morre na BA11 durante Exercício Real Thaw 2019.
Paraquedista do Exército Português, morre na Base Aérea (BA) 11 durante o exercício multinacional Real Thaw 2019 (RT19). O paraquedas não abriu durante o salto.
Um 1º sargento do Exército Português (EP), 34 anos, morreu na manhã desta sexta-feira na Base Aérea (BA) 11, em Beja, no decurso do exercício multinacional Real Thaw 2019 (RT19), que está a decorrer desde o passado domingo em Portugal.
Segundo apurou o Lidador Notícias (LN), tratava-se de um salto de paraquedistas, cujo ponto de aterragem era a BA11, mas o para-quedas do militar não abriu, tendo este caído de forma violenta do solo e tido morte imediata.
O acidente ocorreu às 09,40 horas, tendo o Exército emitido um comunicado sobre o assunto, justificando que no decurso do exercício o paraquedas não abriu”.
Uma ambulância do INEM sediada nos Bombeiros Voluntários e a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do Hospital José Joaquim Fernandes, ambos de Beja, foram accionadas às 10,46 horas, mas viriam a ser desmobilizadas.
Segundo apurou o LN a ambulância do INEM chegou a entrar na BA11, mas dado o militar ter falecido a mesma acabou por regressar sem o corpo (na foto na Estrada Militar de acesso à Base Aérea), enquanto que a VMER foi desmobilizada quando seguia a caminho da unidade militar.
O Tenente-Coronel Costa, chefe do Gabinete de Relações Públicas da Força Aérea Portuguesa, justificou que “a FAP não comenta qualquer assunto sobre o RT19”, justificando que “logo que haja informações precisas” sobre algo que possa ter ocorrido, “serão dadas a conhecer em devido tempo”, concluíram.
O LN sabe que foi accionada a Polícia Judiciária Militar para investigar o caso.
Real Thaw 2019: https://www.emfa.pt/p-471-rt19
Teixeira Correia
(jornalista)