Beja: PJ e PJM faz buscas na Base Aérea 11 e outras unidades da Força Aérea.
A PolÃcia Judiciária está a realizar buscas nas bases aéreas e instalações da Força Aérea devido a suspeitas de corrupção nas messes que envolvem oficiais. Já haverá diversos detidos. O Lidador NotÃcias está no terreno.
Segundo o JN, a investigação estaria em curso há cerca de dois anos e as buscas estão a ser efetuadas por inspetores da Policia Judiciária (na foto, viatura da PJ a entrar na BA 11) e elementos da Policia Judiciária Militar.
Há suspeitas de corrupção no fornecimento de géneros alimentares que são consumidos nas unidades e as investigações incidem em oficiais e sargentos.
No inquérito investigam-se suspeitas de, pelo menos, desde o ano de 2015, algumas messes da Força Aérea serem abastecidas com géneros alimentÃcios, cujo valor a pagar, posteriormente, pelo Estado Maior da Força Aérea, seria objeto de sobrefaturação.
O JN sabe que o chefe do Estado-Maior da Força Aérea, general Manuel Teixeira Rolo, deu total cobertura à operação.
Além das buscas nas unidades, estão a decorrer buscas a residências e empresas fornecedoras de produtos.
Em nota à comunicação social, a Procuradoria-Geral da República (PGR) informou que no âmbito de um inquérito dirigido pelo Ministério Público, em investigação no Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa, estão em curso mais de 80 buscas domiciliárias e 25 buscas não domiciliárias, designadamente em equipamentos militares localizados na Grande Lisboa, em Beja e em Leiria.