Um surto de covid-19 no lar da Fundação de São Barnabé, localizado na Colina do Carmo, em Beja já infetou 15 pessoas, entre utentes e funcionárias, há uma utente internado na Enfermaria Covid do Hospital José Joaquim Fernandes, na capital baixo-alentejana.
A Câmara Municipal de Beja, também responsável pela Proteção Civil Municipal, foi informada esta tarde pela Autoridade de Saúde Pública (ASP) da Unidade Local de saúde do Baixo Alentejo (ULSBA), estão infetados 13 utentes e 2 funcionárias. Uma idosa de 83 anos está internada na enfermaria hospitalar.
Segundo fonte da autarquia disse ao Lidador notícias (LN) que “a instituição tem a funcionar o plano de contingência, com separação dos casos positivos, dos restantes”, estando a ULSBA a acompanhar de perto os utentes positivos e que a edilidade “está de prevenção para o caso de ser necessário a intervenção seja solicitada pela instituição ou por outra entidade pública”, rematou a nossa fonte.
De acordo com os dados disponibilizados na página da Fundação de São Barnabé, o lar, que está integrado na residência, tem uma capacidade para 37 clientes em regime residencial.
Recorde-se que no pico da pandemia de covid-19, duas Estruturas Residências Para Idosos (ERPI’s) da cidade de Beja foram gravemente afetadas, tendo gerado perto de duas dezenas de vítimas mortais.
Os números do último relatório da ULSBA são claros, desde o início da pandemia já morreram 61 pessoas no concelho de Beja.
Teixeira Correia
(jornalista)