Beja: Trator capotou e arrastou ligeiro de passageiros. Condutores saíram ilesos.
Trator com atrelado despistou-se e arrastou ligeiro de passageiros que procurava ultrapassar a máquina agrícola. Os dois condutores saíram ilesos.
Um trator de grande porte, saiu da estrada, capotou e arrastou consigo um ligeiro de passageiros que fazia a ultrapassagem, tendo os dois condutores saído ilesos do acidente, que ocorreu na manhã desta sexta-feira, na Estrada Nacional (EN) 260, um quilómetro e meio à saída de Beja, em direção a Serpa/ Espanha.
De acordo com os dados apurados no local pelo Lidador Notícias (LN), o acidente ocorreu cerca das 09,10 horas, quando o trator, que puxava um atrelado, um varejador mecânico de azeitona com duas rodas, foi à berma do lado direito, invadiu a via contrária e capotou lateralmente. Terá sido o atrelado que evitou que a máquina agrícola não tivesse virado sobre a capota e deixado o condutor encarcerado.
Atrás do trator seguia um veículo ligeiro de passageiros, cujo condutor terá pensado que aquele ia encostar na berma e iniciou a ultrapassagem, quando foi abalroado no lado direito e foi “obrigado” a invadir a via contrária e a entrar numa valeta. No local do embate entre as viaturas, a EN260 apresenta um traço contínuo que separa as duas vias.
Segundo apurou o LN, o trator terá sido adquirido há cerca de três meses numa empresa local de venda de máquinas agrícolas, situada a pouco mais de dois quilómetros do local do despiste.
Os dois condutores saíram ilesos do choque, não tendo sido necessário chamar os meios de socorro. Foi chamada uma retroescavadora que, depois de desengatado o atrelado, colocou o trator em posição de poder circular, tendo sido levado por um reboque.
No local esteve uma patrulha do Destacamento de Trânsito da GNR de Beja, para tomar conta da ocorrência. A EN 260 esteve sempre circulável nos dois sentidos.
Teixeira Correia
(jornalista)