Uma colisão frontal entre um pesado de mercadorias e um ligeiro de passageiros ocorrido na tarde deste quinta-feira, na Estrada Nacional 260 (EN260), que liga Beja a Serpa e Espanha, provocou um morto e um ferido grave, considerado estado critico.
Todos os envolvidos no acidente são cidadãos espanhóis, tendo o alerta sido dado às 15,22 horas, e ocorreu ao quilómetro 10 da EN260, junto à empresa, também ele espanhola, De Prado, na chamada herdade da Fonte de Frades.
A vÃtima mortal, com cerca de 35 anos, era o condutor do veÃculo ligeiro, enquanto que o ferido grave, de 55 anos, é o pendura, ambos trabalhadores de uma empresa que fornece serviços na agricultura, deslocavam-se para Espanha. O condutor do pesado de mercadorias, viajava desde o paÃs vizinho e tinha como destino o Porto de Setúbal, saiu ileso da colisão.
Segundo apurou o Lidador NotÃcias (LN), o condutor do veÃculo espanhol encostou-se à berma que um outro veÃculo fazia a ultrapassagem com o pesado de frente, acabou por perder o controle da viatura, que entrou em despiste, invadiu a faixa contrária acabando por colidir com o camião, que o arrastou durante vários metros até parar.
O condutor teve morte imediata, que foi confirmada no local pelo médico da VMER do Hospital de Beja, enquanto que o ferido grave, dado o seu gravÃssimo estado, foi estabilizado no local, transportado para a unidade de saúde e só depois deverá ser transportado para um hospital de Lisboa.
O helicóptero do INEM sediado em Évora aterrou na EN260, mas como o ferido não estava em condições de ser transportado, acabou por levantar voo, foi reabastecer, para voltar a Beja e aterrar no relvado sintético do Complexo Desportivo da cidade e transportar o ferido para Lisboa.
O transito no local foi feito de forma alternada por estrada de terra batida, propriedade da De Prado que autorizou a utilização da mesma para escoar o trânsito procedente e com destino a Beja e a Serpa.
No socorro à s vÃtimas estiveram 30 operacionais dos Bombeiros Voluntários de Beja e de Serpa, VMER, helicóptero do INEM e GNR, apoiados por 10 viaturas e oi meio aéreo.
O acidente está a ser investigado por militares do Núcleo de Investigação de Crimes em Acidentes de Viação (NICAVE) do Comando Territorial da GNR de Beja.
Teixeira Correia
(jornalista)