Bombeiros: Ministra da Administração Interna manda parar todas as viaturas do PRR, ao qual pertencia a sinistrada de Odemira.


Através dos Comandos Sub-Regionais de Emergência e Proteção Civil (CSEPC), os Corpos de Bombeiros que receberam as oitenta e uma viaturas ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRP), foram esta terça-feira informados, que por ordem de Margarida Blasco, devem parar de imediato as mesmas.

Segundo apurou o Lidador Notícias (LN), a comunicação refere que “por determinação da Ministra da Administração Interna todas as viaturas afetas ao PRR, devem recolher aos parques das entidades (Corpos de Bombeiros) até nova indicação”, não sendo dadas justificações de quais os motivos que estão na origem dessa decisão.

Recorde-se que na passada quinta-feira, aquando do conhecimento da morte de Dinis Conceição, operacional dos Bombeiros Voluntários de Odemira (BVO), um dos cinco envolvidos no capotamento de um veículo florestal de combate a incêndios (VFCI), o LN avançava que na viatura envolvida no acidente foram detetadas anomalias, pelo que a mesma iria ser inspecionada pela empresa encarroçadora na segunda-feira, dia 7 de janeiro.

Na altura, o LN questionou a ANEPC sobre eventuais problemas com as viaturas, incluindo a dos bombeiros de Odemira, que foram mandadas regressar à empresa encarroçadora, a autoridade esclareceu que se “encontra a decorrer um processo de inquérito, de acordo, com os procedimentos em vigor, pelo que não será feito qualquer comentário adicional até à sua conclusão”, justificaram.

Ontem diversas corporações de bombeiros fizeram a entrega das viaturas na empresa encarroçadora dos dois tipos de veículos entregues às corporações, num lote onde estava também incluído o veículo acidentado dos BVO.

Recorde-se que o acidente ocorreu cerca das 20,00 horas da passada quarta-feira, na freguesia de São Teotónio, quando o VFCI, onde viajavam cinco operacionais de uma das equipas de intervenção permanente (EIP) do Corpo de Bombeiros Odemira, que regressava ao quartel, depois do combate a um incêndio em Sabóia.

A viatura circulava na estrada de acesso a Boavista dos Pinheiros, e ao descrever uma curva acabou por capotar, deixando os cinco ocupantes feridos, tendo três ficado encarcerados e dois caídos fora do veículo. Entre estes estava Diniz Conceição que ficou entalado de baixo da cava de uma das rodas do veículo, que viria a falecer no Hospital de São José, em Lisboa, onde estava internada e tinha sido sujeito a diversas intervenções cirúrgicas.

Em março de 2022, o LN revelou que através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) o Ministério da Administração Interna, via Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) iria entregar oitenta e um veículos florestais de combate a incêndios (VFCI) e veículos tanque tático rural (VTTR). A entrega de um primeiro lote de 10 viaturas, onde estava a dos bombeiros de Odemira, ocorreu no dia 14 de maio de 2024, em Ourém, numa cerimónia presidida por Margarida Blasco, ministra da Administração Interna, e Duarte Costa, presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC). As restantes foram entregues entre junho e outubro do ano passado.

Veículos entregues no distrito de Beja

Entre maio e outubro de 2024 foram distribuídos sete veículos a corporações do distrito de Beja. Seis veículos florestais de combate a incêndios (VFCI), às corporações de Odemira, Almodôvar, Mértola, Moura, Ourique e Serpa, e um veículo tanque tático rural (VTTR) à corporação de Vila Nova de Milfontes.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg