(Última hora) Castro Verde: Trabalhador em estado grave depois de esmagamento na mina Neves-Corvo.


Um trabalhador, de 53 anos, sofreu ferimentos graves, quando laborava na mina de Neves-Corvo, no concelho de Castro Verde, administrada pela Somincor, detida pela multinacional canadiana Lundin Mining Corporation, quando foi apanhado por uma máquina que lhe provocou um esmagamento.

O acidente ocorreu cerca das 14,50 horas quando o trabalhador, natural de Aveiro, funcionário de um subempreiteiro, laborava nas Lavarias e terá sido apanhado por uma máquina.

Após o alerta foram de imediato mobilizados os meios de socorro da empresa, também os Bombeiros Voluntários de Castro Verde (BVCV), que depois de estabilizar a vítima fez o seu transporte para o Estádio Municipal de Castro Verde, tendo sido transportada pelo helicóptero do INEM sediado em Loulé.

A aeronave aterrou depois no Relvado Sintético Nº2, do Complexo Desportivo de Beja, onde uma ambulância dos bombeiros fez o transporte para o Serviço de Urgência do Hospital José Joaquim Fernandes na cidade alentejana, onde vai ser avaliado estando a aeronave a aguardar se será necessário deslocar a vítima para um hospital de Lisboa.

Além dos Serviços de Emergência da Somincor, Bombeiros Voluntários de Castro Verde e Beja, GNR e Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), além da equipa do helicóptero do INEM.

Quatro acidentes mortais na mina de Neves-Corvo

O último acidente ocorreu no passado dia 12 de fevereiro, quando Nuno do Carmo, de 42 anos, natural de Albernoa, concelho de Beja, mas a viver em Castro Verde, morreu vítima de um aluimento de terras que deixou o homem e a máquina com que este trabalhava, soterrados. Este foi o quarto acidente mortal na mina, nos últimos três anos.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg