CIMBAL: Jorge Rosa, presidente da Câmara de Mértola, eleito presidente da Comunidade.
Jorge Rosa, presidente da Câmara Municipal de Mértola, foi eleito na manhã de hoje, presidente do Conselho da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL).
Os Presidentes dos treze Municípios do Baixo Alentejo, excepção a Odemira que pertence ao outro Conselho Intermunicipal (CI), reuniram na manhã de hoje em Beja, e elegeram o novo Conselho Intermunicipal da CIMBAL-Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo.
Jorge Rosa, presidente da Câmara Municipal de Mértola, foi eleito presidente, enquanto que os vogais são Paulo Arsénio, presidente da Câmara de Beja e Tomé Pires, presidente da Câmara de Serpa. Os dois primeiros são eleitos pelo PS e o último pela CDU.
A eleição do autarca da “Vila Museu” rompe como uma velha tradição de ser o presidente da Câmara de Beja, a presidir ao Conselho Intermunicipal da CIMBAL ou ao Conselho de Administração da Associação de Municípios do Distrito de Beja (AMDB), da qual a primeira é “herdeira política”.
Recorde-se que no quadriénio 2013-2017 o Conselho Intermunicipal da CIM do Baixo Alentejo era composto pelos Presidentes dos treze Municípios da sub-região, tendo como Presidente, João Rocha-Beja (CDU), e vices-presidentes, António Tereno-Barrancos/ CDU e Nelson Brito-Aljustrel/ PS.
Paulo Arsénio, assumiu a liderança dos trabalhos, já que era a edilidade bejense que liderava o CI, tendo depois “passado a pasta” ao novo presidente, que conduziu o resto da reunião.
O segundo ponto da ordem de trabalhos e de acordo com a explicação no novo presidente do CI, Jorge Rosa, “foi suspenso para consensualizar posições” e que tinha a ver com a escolha do novo Secretariado Executivo Intermunicipal (SEI).
No anterior quadriénio, o Secretariado Executivo Intermunicipal era composto pelo Secretário, Orlando Pereira/CDU, e os Vogais, Miguel Quaresma/CDU e Luís Miranda/PS.
Depois das eleições autárquicas de 1 de outubro, o Partido Socialista tem a maioria na CIMBAL com a presidência de nove Municípios (Paulo Arsénio/ Beja, João Serraninho/ Barrancos, Nelson Brito/ Aljustrel, Jorge Rosa/ Mértola, Álvaro Azedo/ Moura, António Bota/ Almodôvar, Marcelo Guerreiro/ Ourique, António José Brito/ Castro Verde e Luís Pita Ameixa/ Ferreira do Alentejo), enquanto a CDU lidera quatro (António José Valério /Alvito, João Português/ Cuba, Rui Raposo/ Vidigueira e Tomé Pires/ Serpa).
Teixeira Correia
(jornalista)