Nos concelhos de risco elevado (Odemira) ou muito elevado, 45 no total das duas situações, há limitação de circulação na via pública a partir das 23 horas. A medida de restrição à circulação não tem exceções.
As eleições autárquicas vão realizar-se a 26 de setembro, anunciou a ministra da Presidência, antes de se focar na evolução da pandemia.
A situação da pandemia voltou a deteriorar-se e governante pede que os portugueses evitem ajuntamentos, usem máscara e mantenham regras sanitárias contra a covid-19. O concelho de Odemira, é o único do distrito de Beja com limitações.
Há 19 concelhos em alto risco ou muito elevado, na semana passada eram 3: Albufeira, Almada, Amadora, Barreiro, Cascais, Constância, Lisboa, Loulé, Loures, Odivelas, Oeiras, Olhão, Seixal, Sesimbra, Sintra e Sobral de Monte Agraço
Medidas para concelhos em risco muito elevado: Teletrabalho obrigatório quando as funções o permitam, Restaurantes, cafés e pastelarias até às 22h30 (no interior, com um máximo de 6 pessoas por grupo; em esplanada, 10 pessoas por grupo), Espetáculos culturais com os mesmos horários da restauração, Comércio a retalho até às 21h e Limitação da circulação na via pública a partir das 23h nos concelhos muito elevado.
Há 26 concelhos em risco elevado, era 14 na semana passada: Alcochete, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Avis, Braga, Castelo de Vide, Faro, Grândola, Lagoa, Lagos, Montijo, Odemira, Palmela, Paredes de Coura, Portimão, Porto, Rio Maior, Santarém, São Brás de Alportel, Sardoal, Setúbal, Silves, Sines, Sousel, Torres Vedras e Vila Franca de Xira.
Medidas para concelhos em risco elevado: Teletrabalho obrigatório quando as funções o permitam, Restaurantes, cafés e pastelarias até às 22h30 (no interior, com um máximo de 6 pessoas por grupo; em esplanada, 10 pessoas por grupo), Espetáculos culturais com os mesmos horários da restauração, Comércio a retalho até às 21h e Limitação da circulação na via pública a partir das 23h.
Há 21 concelhos em alerta: Albergaria-a-Velha, Aveiro, Azambuja, Cartaxo, Bombarral, Idanha-a-Nova, Ílhavo, Lourinhã, Matosinhos, Mourão, Nazaré, Óbidos, Salvaterra de Magos, Santo Tirso Trancoso, Trofa, Vagos, Viana do Alentejo, Vila Nova de Famalicão, Vila Nova de Gaia e Viseu.
A medida de restrição à circulação não tem exceções. Assim, mesmo as pessoas que estão vacinadas ou que têm um teste negativo continuam a estar proibidas de circular a partir das 23 horas nos concelhos de risco elevado ou muito elevado.
Em relação às praias, não estão previstas novas limitações, excetuando as novas regras que surgem em determinados concelhos de risco elevado e muito elevado.
Teixeira Correia
(jornalista)