COVID-19: ARSA e ULSBA confirmam primeira vítima mortal no Alentejo/Beja.


Administração Regional Saúde do Alentejo e Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo confirmam primeira vítima mortal no Alentejo. Notícia revelada ontem pelo Lidador Notícias.

A Administração Regional de Saúde do Alentejo (ARSA) e a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) emitiram um comunicado onde confirmam a notícia divulgada ontem em exclusivo pelo Lidador Notícias (LN) do registo da primeira morte no Alentejo por Covid-19.

Tal como o nosso site tinha revelado, trata-se de um homem, de 87 anos, residente em Beja e que se encontrava internado no Hospital José Joaquim Fernandes, na cidade alentejana, desde o dia 14 de abril.

O que a ARSA e a ULSBA não referem que o octogenário era utente do Lar Nobre Freira, onde se registam outros dois casos positivos, também internados naquela unidade hospitalar.

“Infelizmente, devido à complexidade do quadro clínico apresentado, este seria um desfecho previsível”, referiu José Aníbal Soares, Diretor Clínico da ULSBA.

Por seu turno, José Robalo, presidente do Conselho de Administração da ARSA, justificou que “após confirmação de infeção, por Covid-19, a informação será atualizada e incluída no relatório de situação, emitido pela Direção-Geral da Saúde, no dia 22 de abril”, concluiu.

Ontem na sua página de facebook, o presidente da Câmara Municipal de Beja, Paulo Arsénio, “lamentou a morte” de um dos três infetados do lar, mostrando-se agastado por só ter tido conhecimento oficial do caso “por um telefonema da direção do lar a meio da tarde”, justificou.

Notícia exclusiva de ontem do Lidador Notícias

Faleceu na madrugada desta segunda-feira, um homem de 87 anos, um dos três utentes do Lar Nobre Freire, de Beja, que estava internado no Hospital José Joaquim Fernandes, na cidade alentejana, sendo primeiro óbito a região Alentejo por Covid-19.

O octogenário estava internado desde o passado dia 14 de abril, sendo um dos infetados daquela instituição com Covid-19 e o óbito ocorreu cerca das 02,00 horas, caso que foi conhecido três horas depois, quando um familiar colocou um post na sua página de facebook, a despedir-se do mesmo.

Ao LN fonte da Unidade de Saúde Pública (UPS) da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA), confirmou o falecimento do doente, justificando que “ainda não há conhecimento do relatório do óbito, para se confirmar se foi com Covid-19 ou por Covid-19”, justificando a mesma fonte que face ao falecimento ter ocorrido hoje, “o mesmo só deverá surgir nos dados da DGS no relatório de amanhã”, rematou.

Segundo apurou o LN, o funeral vai realizar-se amanhã às 10,00 horas, saindo o copo do Gabinete-Médico Legal para o Cemitério de Beja, não sendo sujeito a autopsia. A vítima sofria de outros problemas de saúde, nomeadamente pulmonares e renais e a infeção terá acelerado o degradar do estado de saúde do octogenário.

Na manhã desta segunda-feira, o presidente da Câmara de Beja, tinha colocado nas redes sociais a informação de que “desde terça-feira, data em que foram confirmados o segundo e o terceiro caso positivo no Lar Nobre Freire, que no concelho de Beja, não há o registo de mais casos positivos de Covid-19, há portanto cinco dias”, acrescentando Paulo Arsénio que “recebemos este fim-de-semana ainda a boa notícia de se registarem os dois primeiros casos de recuperados/curados no concelho”, concluiu.

Segundo os dados que o autarca tinha revelado, nos dias anteriores seriam onze os casos positivos no concelho de Beja, pelo que face aos dois casos de recuperados e o óbito registado, serão agora oito os infetados.

No relatório divulgado esta segunda-feira pela DGS, o Alentejo apresenta 161 infetados, não registando qualquer vítima mortal, com o concelho de Beja a apresentar 9 infetados com Covid-19.

Lar Nobre Freire alvo de desinfeção

A Unidade de Emergência Proteção e Socorro (UEPS) da GNR, procedeu no sábado à desinfeção e higienização do primeiro piso do Lar Nobre freire, em Beja, onde há três utentes infetados com Covid-19 internado no Hospital José Joaquim Fernandes.

A intervenção surgiu na sequência de uma solicitação da Câmara Municipal de Beja e da instituição de solidariedade social, situado na zona histórica da cidade e que segundo Paulo Arsénio, presidente da edilidade bejense, “implicou a saída de 33 utentes durante uma parte substancial do dia para as instalações do Seminário Diocesano, onde ficarão até às 20,00 horas”, justificou.

Nesse dia, e relativamente aos casos de infeção de pessoas por Covid-19, o autarca de Beja, assegurou que no concelho “continuam a existir 11 casos positivos, não se registado mais nenhum caso desde a passada segunda-feira”, palavras de Paulo Arsénio que contrariam os números da DGS que nesse dia davam 6 casos positivos e no relatório desde quarta-feira até hoje, a existência de nove infetados.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg