Cuba: Surto de covid no lar da Santa Casa de Vila Alva tem 68 infetados.


Um surto de covid-19 no lar da Santa Casa da Misericórdia de Vila Alva (SCMVA), concelho de Cuba, já provocou a morte de uma utente de 72 anos. Há 68 infetados, 56 utentes, quatro dos quais internados no Hospital de Beja e 12 funcionários.

Com capacidade para 90 utentes, o lar tem no total 84 usuários e 62 funcionários, tendo o surto sido detetado a partir de uma colaboradora que testou positivo no passado dia 24 de setembro, tendo numa primeira fase resultado em 53 casos positivos, do qual veio a resultar a morte de uma septuagenária.

Toda a comunidade da instituição voltou a ser testada ontem tendo esse número subido para 68 infetados, sendo que dois dos funcionários testados como positivos, vão regressar nas próximas horas ao serviço. Os quatro utentes que estão internados na Enfermaria Covid do Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja, “não apresentam sintomas de grande preocupação. Trata-se mais de uma situação de acompanhamento”, justificou João Maria Santos, provedor da SCMVA.

O responsável da instituição referiu ao Lidador Notícias (LN) que acredita que “o pior terá passado. Os utentes estão a recuperar bem e sem grandes sintomas. Os utentes infetados estão isolados, restringimos os contatos ao máximo para ter a situação controlado”, rematou.

Segundo os últimos dados publicados pela Câmara Municipal de Cuba e referentes a 1 de outubro, “o concelho apresenta um risco muito elevado, com o registo de 60 casos nos últimos 14 dias, 37 dos quais referentes ao primeiro dia do mesmo”. Desde o início da pandemia já se registaram 22 mortes no município, a maioria das quais resultante de um surto que se registou no lar da Santa Casa da Misericórdia de Cuba.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg