Fª do Alentejo: “Azeite entornado”. Escolha de Pita Ameixa para cabeça de lista à autarquia leva a demissões.


A escolha, na passada quinta-feira, por parte da Comissão Política Concelhia de Ferreira do Alentejo do PS, levou à demissão de oito dos seus membros. Ameixa recebeu 190 votos a favor e seis contra. Ou seja, dois membros que votaram a favor, que se demitiram por não concordar com a escolha. O anúncio foi feito, cerca das 15 horas, por Aníbal Costa no facebook.

anibal-cmfa_800x800Luís Pita Ameixa, presidente da Câmara de Ferreira do Alentejo durante 12 anos, foi o escolhido pela Comissão Política Concelhia (CPC) para ser o candidato do Partido Socialista (PS) nas autárquicas de 2017.

A decisão foi tomada na última reunião da CPC de Ferreira do Alentejo, realizada na passada quinta-feira, 3 de novembro, tendo Ameixa recolhido 10 votos, enquanto Nuno Pancada, atual vice-presidente da autarquia e líder da Concelhia, recebeu 6 votos.

Recorde-se que Aníbal Costa, o atual presidente da Câmara da “Vila do Regadio”, cumpre o terceiro mandato, não podendo recandidatar-se a mais 4 anos como líder autárquico.

Na sua página de facebook, Aníbal Costa o atual presidente da Câmara deixou o seguinte texto:

Na sequência da última reunião da Comissão Política Concelhia (CPC) do PS de Ferreira do Alentejo, realizada na semana passada, em que foi votado o novo cabeça de lista do PS à Câmara Municipal para as próximas eleições autárquicas, importa esclarecer 2 coisas:

– 8 membros da dita CPC pediram a demissão ” por forma a conferir maior CLAREZA a todo o processo da futura escolha dos candidatos autárquicos”

– O atual executivo municipal (Aníbal Reis Costa, Nuno Filipe Pancada e Manuel Reis) irão, naturalmente, cumprir com o mandato até ao fim (Outubro de 2017) assegurando que tudo farão para desempenhar as respetivas funções autárquicas com o maior zelo e empenho.

Por estarem, ainda, alguns (poucos) pontos por cumprir no programa eleitoral apresentado em 2013, é nossa intenção até ao final, vir a assegurar esse mesmo cumprimento, valorizando a nossa terra e privilegiando o bom nome da força política que nos sustenta eleitoralmente.

Nenhum de nós será candidato autárquico em 2017 na nossa terra, pelo que não haverá qualquer objetivo eleitoral direto na nossa ação/intervenção, mas sim, como referi, o compromisso que assumimos em 2013 de estarmos “JUNTOS PELA NOSSA TERRA” com a “liberdade” de quem foi eleito nesse pressuposto…

Federação “não comentou” escolha de Pita Ameixa.

Instado a pronunciar-se sobre a escolha da Comissão Política Concelhia de Ferreira do Alentejo, Pedro do Carmo, o presidente da Federação do Baixo Alentejo do PS, disse ao JN que “de momento não há comentários a fazer sobre o assunto”, rematou.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg