Dezoito pessoas foram detidas nos concelhos de Beja e Aljustrel por furto de azeitona. Foram recuperados 1.9 toneladas de azeitona e apreendidas 7 viaturas.
Em ações de fiscalização no âmbito da campanha da azeitona que está a decorrer, militares do Comando Territorial de Beja da GNR detiveram 18 pessoas nos concelhos de Beja e de Aljustrel, tendo ainda recuperado 1.900 quilos de azeitona furtada e apreendido 2.389 euros em notas do BCE e 7 viaturas.
Os 6 detidos no concelho de Aljustrel vão ser presentes esta quinta-feira a um Juiz de Instrução Criminal (JIC) no Tribunal de Ourique, enquanto que os 12 detidos no concelho de Beja foram notificados para comparecer também neste menos dia no Tribunal desta cidade.
Desde o inÃcio da Campanha da Azeitona 2022/2023, cuja apanha começou no passado dia 15 de outubro, já foram furtados 42.077 quilos, em 16 furtos em diversos olivais dos concelhos de Beja, Moura e Aljustrel, detidas 80 pessoas, incluindo nove mulheres, com idades compreendidas entre os 16 e os 61 anos de idade, apreendidas 26 viaturas, entre as quais um BMW topo de gama e 11 máquinas manuais para a apanha da azeitona no solo.
Foram ainda identificados nove homens e dois foram constituÃdos arguidos, estes por recetação e apreendidos 50 euros da “transação†da azeitona furtada e recebida pelos dois indivÃduos, mais os 2.389 euros da última operação em Beja e Aljustrel.
Teixeira Correia
(jornalista)