Foi aprovado o Relatório Final do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior (PNAES) e a candidatura do IPBeja, em conjunto com a Câmara Municipal, está no meio da tabela das candidaturas aprovadas, para a construção da nova residência de estudantes.
Foram apresentadas 33 candidaturas para a “Construção de Novos Edifícios” num total de 178 milhões de euros, sendo que o montante disponível para esta operação é de 126 milhões, estimando relatório do PNAES, aprovado pelo que Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior que “haja disponibilidade financeira para celebrar contratos-programa com um número bastante significativo de candidaturas”.
Segundo o relatório do PNAES (Relatorio-Sintese-Final-1), após a avaliação das 33 candidaturas, a proposta subscrita pelo Instituto Politécnico de Beja, em conjunto com a Câmara Municipal, ficou colocada na 17ª posição, pelo que está em condições de ser aprovada.
A Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação, entidade a quem compete a gestão desta medida de investimento, irá proceder de imediato ao processo de discussão e contratualização dos financiamentos com promotores das operações, de acordo com a lista de ordenação final proposta por Painel Independente de Alto Nível.
A “Manifestação de Interesses” apresentada pelo IPBeja, em parceria com a Câmara Municipal de Beja (CMB), representa um investimento de cerca 15M€ para a construção de uma residência com 503 camas na cidade de Beja num terreno cedido pela autarquia junto ao Campus do Instituto.
Teixeira Correia
(jornalista)