António Costa exerceu o seu direito de escolha dos cabeças de lista e colocou Pedro do Carmo como nº1 por Beja. Nelson Brito, escolha da Federação passou para segundo. Jorge Rosa deixou de figurar na lista.
Com a entrada de Pedro do Carmo, Nelson Brito, presidente da Federação do Baixo Alentejo e ex-presidente da Câmara de Aljustrel passou ao segundo lugar, enquanto que a ex-deputada Telma Guerreiro que ocupava esta posição passou a número três da lista, em posição não elegÃvel, face à votação que a CDU consegue no distrito.
De acordo com a edição online do Diário de NotÃcias, o PS aprovou a lista de deputados à Assembleia da República. António Costa aposta na continuidade, com vários ministros a serem cabeças de lista à s legislativas de 30 de janeiro.
Comissão PolÃtica Nacional do PS aprovou, esta segunda-feira, a lista de candidatos a deputados à Assembleia da República. Consulte aqui a lista com todos os nomes e os cÃrculos eleitorais a que se candidatam para as eleições legislativas marcadas para 30 de janeiro.
CÃrculo Eleitoral do Beja
EFECTIVOS 1. Pedro do Carmo 2. Nelson Domingos Brito 3. Telma Cristina Felizardo Guerreiro SUPLENTES 1. Custódia Maria Sequeira Alho 2. Afonso Manuel Teixeira Domingos 3. Rita Sousa Costa
Lista votada pela Federação do Baixo Alentejo do PS- Efetivos: Nelson Brito, Telma Guerreiro e Jorge Rosa. Suplentes: Custódia Alho, Afonso Domingos e Rita Costa
Recorde-se que apesar da escolha do cabeça de lista ser da responsabilidade do secretário-geral do Partido Socialista, a Federação do Baixo Alentejo (FBA) decidiu avançar com o nome de Nelson Brito como número 1 pelo CÃrculo de Beja, o que poderia vir a ser chumbado por António Costa.
A grande surpresa na lista votada pela FBA, era o afastamento de Pedro do Carmo, que em 2015 e 2019 liderou as listas do PS e foi eleito deputado nessas duas eleições, foi na anterior Legislatura presidente da Comissão de Agricultura e Mar da Assembleia da República e é membro do Secretariado Nacional da Organização do PS.
Além do candidato do PS, já são conhecidos os nomes de João Dias (CDU), Henrique Silvestre (PSD), José Esteves (BE), João Aiveca Caseiro (Livre), LuÃs Vicente (PAN) e Ana Moisão (Chega).
Teixeira Correia
(jornalista)