Um jovem de 25 anos, residente em Moreanes, concelho de Mértola, ficou em estado grave na sequência de um atropelamento por uma viatura automóvel e foi transportado de helicóptero para o Hospital de Faro.
O acidente ocorreu na tarde deste sábado, tendo o alerta sido dado às 14,15 horas, na Estrada Municipal (EM) 514 que liga as aldeias de Moreanes a Fernandes, junto ao cruzamento dos lugares de Quintã e Corvos. Ao que foi possível apurar, Ricardo Costa corria na EM514, quando duas viaturas se cruzaram e uma delas atingiu o jovem.
De acordo com informação de fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Beja, quando o alerta foi dado “apontava para um ferido inconsciente, mas depois, dos meios de socorro chegaram ao local perceberam que o estado da vítima era grave”, tendo sido mobilizado o helicóptero de INEM estacionado em Loulé.
A aeronave aterrou numa clareira próxima do local do acidente e depois do jovem ser estabilizado com o auxílio da equipa da VMER do Hospital de Beja, transportou o ferido para o Hospital de Faro. A mãe do jovem, que ocorreu ao local do acidente, sentiu-se mal e depois de receber assistência foi transportada para o Serviço de Urgência Básica (SUB) de Castro Verde.
A vítima é filho de António Costa, um artista autoditada, natural de Moreares, funcionário da Câmara de Mértola e que desde 2014 constrói o um presépio de Natal sob o mote “do lixo faço arte”, feito a partir de materiais recicláveis recolhidos nos locais de despejo de resíduos.
No local do acidente estiveram 12 operacionais dos Bombeiros de Mértola, militares do posto de Mértola e do Núcleo de Investigação de Acidentes de Viação (NICAV) da GNR e VMER de Beja, apoiados por cinco viaturas e o helicóptero do INEM de Loulé.
Teixeira Correia
(jornalista)