Há mais 36 infetados com covid-19 no lar da Santa Casa da Misericórdia de Mértola (SCMM), sendo 31 utentes e 5 funcionários.
No total há já 68 infetados com o novo coronavírus. Os portadores dos novos casos já foram transferidos para o “hospital de campanha” montado no Pavilhão Municipal de Desportos.
A confirmação dos novos casos positivos (Relatório Diário 26-12-2020) foi conhecida ontem à noite e na manhã deste sábado os operacionais dos Bombeiros Voluntários de Mértola (BVM) começaram a deslocar os doentes do lar para o pavilhão.
No global dos 68 infetados, 52 são utentes e 16 são funcionários, restando somente 19 utentes nas instalações do lar da Santa Casa. Cerca de uma dezena de funcionários têm dormido no Salão Nobre dos BVM para evitar contágios familiares.
A situação em Mértola, classificado como concelho de risco muito elevado, tornou-se “explosiva” depois de no passado dia 18 de dezembro ter sido identificado o primeiro caso positivo de covid-19 num homem, utente do lar da Santa Casa na sequência de uma deslocação ao Hospital de Beja, onde acabaria por ficar internado. Efetuados testes a toda a comunidade da instituição, foram detetados 32 casos positivos, 21 utentes e 11 funcionários.
Dada a gravidade da situação, a Câmara Municipal de Mértola instalou o “hospital de campanha”, para onde foram transferidos os 32 infetados durante a manhã da passada quarta-feira. Face à proximidade do lar e do pavilhão de desportos, foi instalada uma manga e tendas de campanha plásticas que permitiram fazer a deslocação dos doentes em segurança.
De acordo com os dados da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) às 24 horas do Dia de Natal, 25 de dezembro, o concelho de Mértola registava um total de 85 casos ativos de convid-19.
Para evitar o desmembramento do dispositivo que está em alerta devido à previsibilidade de mau tempo, o Comando dos Bombeiros de Mértola, solicitou na manhã deste sábado a colaboração de 12 dos seus operacionais que estavam fora da escala de serviço para auxiliarem no transporte dos utentes e funcionários do lar. Jorge Santos, comandante do Corpo de Bombeiros, destacou o espírito de sacrifício e entreajuda dos seus comandados que “de imediato respondido afirmativamente”, justificou.
Dadas as restrições que o concelho de Mértola sofre por ser de risco elevado, os restaurantes da vila encerravam as 13,00 horas, tendo o proprietário de um dos dois estabelecimentos abertos disponibilizado para confeccionar as refeições para os operacionais envolvidos na operação de transporte dos doentes e fazer a entrega no quartel.
O total de infetados nos 13 municípios da área de influência da ULSBA que não inclui o concelho de Odemira, eram na noite de ontem de 1.998, o número mais alto de sempre desde o início da pandemia, tendo nas últimas 24 horas sido conhecidos novos 70 casos. No Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja, há agora 22 doentes internados em enfermaria covid e três na Unidade de Cuidados Intensivos (UCI). No total de óbitos há o registo de 54 mortes, 22 dos quais em Beja e 17 em Serpa.
Teixeira Correia
(jornalista)