Há um surto de covid-19 no lar do Centro de Apoio a Idosos de Moreanes (CAIM), concelho de Mértola, com 8 casos positivos, 7 utentes e 1 funcionária, entre as 60 pessoas que a instituição tem.
A situação na Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) já comunicou aos familiares dos utentes a situação, tendo a instituição colocado a informação na página de facebook, como forma de esclarecimento e alerta para a população da aldeia localizada na Margem Esquerda do rio Guadiana.
A direção do CAIM lamentou a ocorrência da infeção pelo vírus SARS-COV2 que ocorre “depois de quase um ano de luta diária e a menos de uma semana dos utentes e funcionários serem vacinados com a segunda dose da vacina”, que esteja marcada para a próxima quarta-feira, dia 3 de fevereiro.
A primeira 1ª fase da vacinação contra a covid-19, a total a população de utentes e funcionárias do Centro de Apoio a Idosos de Moreanes ocorreu no passado dia 13 de janeiro e foi recebida como “grande expetativa, entusiamos e esperança”, mas que posteriormente se veio a revelar como “um pesadelo”.
A direção do CAIM garante a todos os utentes e famílias que “a equipa do centro não se poupará a esforços para prestar todo o acompanhamento clínico, social e de conforto a todos”, assumindo o compromisso de regularmente “fazer o ponto de situação” com os familiares dos utentes e manter a comunidade em geral informada.
A instituição assegura existir uma estrita colaboração entre as diversas entidades, Autoridade de Saúde, Segurança Social, Câmara e Proteção Civil Municipal de Mértola e Junta de Freguesia de Santana de Cambas.
Depois do surto no lar da Santa Casa da Misericórdia de Mértola que provocou mais de uma centena de infetados entre utentes e funcionários que culminou com a morte de 22 idosos.
Teixeira correia
(jornalista)