Moura: Surto de covid-19 no Centro Social de Amareleja. Há 31 infetados.


Foi detetado um surto de covid-19 no Centro Social de Amareleja, há 31 infetados entre utentes e funcionários. No total o Centro tem 104 pessoas, entre as duas categorias.

Na sequência de uma testagem, foi detetado um surto de covid-19 no Centro Social de Amareleja (CSA), onde há a registar 31 casos de infeção, 20 utentes e 11 funcionários.

A instituição tem na totalidade 54 utentes e 50 funcionários e além do lar, tem centro de dia e serviço de apoio domiciliário.

Segundo o Serviço Municipal de Proteção Civil de Moura (SMPCM), os testes foram realizados na passada sexta-feira a utentes e funcionários daquela Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) “resultaram 31 casos positivos, sendo que o surto engloba 20 utentes e 11 funcionários infetados”, tendo acrescentado que “22 testes tiveram resultado inconclusivo e serão alvo de nova colheita de material biológico”, justificaram.

A Câmara Municipal de Moura, via Serviço de Proteção Civil, em conjunto com a Autoridade de Saúde Pública, “já procedeu à ativação de um conjunto de medidas para contenção do surto na referida instituição”.

Em comunicado a autarquia presidida pelo socialista Álvaro Azedo, informou que “irá ser realizada uma testagem massiva em Moura e Amareleja inteiramente assumida pelo Município e executada pelo Centro ABC-Algarve”.

No mesmo documento e, fazendo o report dos dados da pandemia de covid-19 relativos a ontem, houve o registo de 10 novos casos no concelho, sendo 1 em Moura e 9 em Amareleja, este nada têm a ver com os detetados hoje no Centro Social. Na globalidade, o concelho contava com 68 casos ativos, a que se juntam os 31 casos hoje concelhos no CSA, sendo que 40 estavam radicados na cidade de Moura, 23 em Amareleja, 3 em Safara, 1 em Sobral da Adiça e 1 em Póvoa de São Miguel.

Visitas a utentes das IPSS mantém-se suspensas

Após a habitual reunião semanal com as IPSS do concelho, realizada este domingo, foi decidido manter a suspensão das visitas aos utentes destas instituições, pelo período de uma semana. Esta medida preventiva, resulta da análise à evolução do número de casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2 na região Alentejo e em especial no concelho de Moura.

Findo este período de suspensão, será realizada uma nova avaliação da situação epidemiológica, por forma a serem adotadas as medidas que se entendam mais adequadas no tocante à retoma das habituais visitas aos utentes das IPSS.

Teixeira Correia

(jornalista)

 


Share This Post On
468x60.jpg