Quarta-feira, Dezembro 17, 2025

InícioNossa Terra(Última hora) Ponte do Vascão: Cortes de trânsito temporários na EN 122,...

(Última hora) Ponte do Vascão: Cortes de trânsito temporários na EN 122, segunda e terça-feira.

O Município de Alcoutim emitiu, nas suas redes sociais, um comunicado onde dá conta do corte temporário de trânsito na Ponte do Vascão na EN122, na ligação a Mértola.

Na nota, o Município algarvio revelou que, serão executados trabalhos de remoção das plataformas de trabalho com recurso a uma auto grua de grande porte sob o tabuleiro da EN122- Ponte do Vascão, no concelho de Mértola.

Para o efeito, será necessário proceder ao corte de trânsito temporário da Obra de Arte nos seguintes períodos:

Dia 10/11 (2ª feira) entre as 09,30 e as 11h30 e as 14h30 e as 16h30.

Dia 11/11 (3ª feira) entre as 14h30 e as 16h30.

O Município de Alcoutim refere ainda que o trânsito será encaminhado pelos desvios alternativos, com o apoio da GNR, sendo que em Alcoutim, será desviado em Santa Marta para a localidade de Pereiro. Por sua vez, em Mértola, o trânsito será desviado no entroncamento da EN122 com a EM507, sentido de Giões/EN124.

No documento a autarquia justifica que “a Infraestruturas de Portugal agradece a melhor compreensão pelos incómodos e inconvenientes que esta situação provocará, na certeza de estar a contribuir para a melhoria das condições de segurança dos utilizadores da infraestrutura”, rematam.

Ponte reabriu doze meses depois do início da obra

Doze meses depois, reabrir ao trânsito automóvel, no passado dia 3 de outubro, a Ponte da Ribeira do Vascão, na Estrada Nacional 122 (EN122), que liga o Alentejo (Mértola) ao Algarve (Alcoutim/Vila Real de Santo António), infraestrutura inaugurada em 1946, com um comprimento de 65 metros e alvo de uma importante intervenção estrutural.

Na altura e de acordo com um comunicado das Infraestruturas de Portugal (IP) a que o Lidador Notícias teve acesso, a empresa informava que “se irá proceder à reabertura da ponte à circulação automóvel no dia 3 de outubro (sexta-feira), a partir das 11,00 horas”.

Esta importante infraestrutura rodoviária que liga o Alentejo ao Algarve e a Espanha, encerrou para obras de reabilitação no primeiro dia do último trimestre de 2024, com os veículos ligeiros e pesados até 16 toneladas a fazerem a ligação por estradas municipais dos concelhos de Mértola e de Alcoutim. Os veículos com um peso superior a 16 toneladas têm sido desviados por Estradas Nacionais, tendo a IP assegurado a devida sinalização nas diversas rodovias.

A reabilitação da Ponte da Ribeira do Vascão comportou o reforço estrutural, visando a sua durabilidade, prolongando a sua vida útil e o reforço da estabilidade, numa empreitada que teve um investimento de cerca de 2,9 milhões de euros e estava previsto ser feito entre 1 de outubro e dia 30 de novembro do ano passado, mas “por problemas inesperados no fornecimento de equipamentos necessários à construção da referida obra”, a 4 de dezembro a IP prolongava o fecho da ponte até ao passado dia16 de maio. No entanto só três meses e meio depois desse prazo é que a mesma vai receber a circulação automóvel.

Teixeira Correia

(jornalista)

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Recentes