O Juiz de Instrução do Tribunal de Serpa decretou prisão preventiva para o cidadão que tentou assaltar a agência da Caixa Geral de Depósitos.
O homem de 30 anos, natural do Paquistão, trabalhador exploração agrícola do concelho de Serpa, foi detido às 05,00 horas de ontem, por tentativa de furto na agência bancária da Caixa Geral de Depósitos (CGD) daquela cidade alentejana.
Utilizando um barrote de madeira, o indivíduo partiu o vidro de acesso à zona do balcão de atendimento ao público, introduziu-se no espaço, tendo furtado um computador portátil e respetivos periféricos e uma coluna de som portátil, que a GNR recuperou.
O arguido chegou à instituição bancária, situada na Praça da República, próxima do edifício da Câmara Municipal de Serpa, fazendo transportar numa motorizada, tendo entrado no espaço como se fosse utilizar a caixa multibanco existência no átrio do banco. Após introduzir-se no interior das instalações, o alarme disparou, a central de alarmes acionou a GNR que deslocou de imediato uma patrulha para o local, tendo localizado o suspeito já no interior da agência bancária.
“Ao aperceber-se da chegada dos militares, o suspeito não ofereceu resistência, tendo sido detido em flagrante” diz em comunicado o Comando Territorial de Beja da GNR, que acrescenta que os militares “verificaram que o mesmo tinha na sua posse material informático que foi apreendido por ser propriedade da agência bancária”, justificaram. No decurso da ação a GNR apreendeu, um barrote em madeira, um telemóvel, um computador portátil e respetivos periféricos e uma coluna de som portátil.
O arguido trabalha próximo de Vila Nova de São Bento, concelho de Serpa, e quem o conhece fala de “uma pessoa trabalhadora e pacata”, demonstrando “espanto” pelo sucedido, sustentando que só o desespero por problemas económicos “poderiam levar a uma situação do género”.
O detido permaneceu nas instalações da Guarda até ser presente hoje ao Tribunal Judicial de Serpa, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação de prisão preventiva, tendo sido depois sido encaminhado para o Estabelecimento Prisional de Beja, onde vai aguardar julgamento.
Teixeira Correia
(jornalista)