(Atualizado) Somincor: Dois feridos graves em acidente de trabalho nas minas Neves-Corvo.


EM ACTUALIZAÇÃO

Dois trabalhadores ficaram feridos com gravidade num acidente de trabalho ocorrido na manhã de hoje nas minas Neves/Corvo, em Castro Verde. Um foi evacuado de helicóptero para o Hospital de Santa Maria, em Lisboa, o outro, de ambulância para o Hospital de Beja. A Somincor emitiu um comunicado sobre o acidente.

Notícia CORREIO ALENTEJO

somincor_800x800Dois jovens na casa dos 27 anos ficaram feridos esta sexta-feira, 26 de Junho, na sequência de um acidente nas minas de Neves-Corvo, no concelho de Castro Verde.
Segundo apurou o “CA” junto de fonte oficial da Somincor, o acidente ocorreu cerca das 8h00 na lavaria do zinco, onde os dois jovens, ambos da zona de Coimbra e trabalhadores de um sub-empreiteiro, estavam a realizar trabalhos em altura.
O cesto onde trabalhavam os dois jovens ter-se-á virado depois do braço da máquina que o segurava ter cedido, acabando os trabalhadores por serem projectados para o chão.
Ambos estavam seguros por arneses, mas o facto de estarem a trabalhar a uma altura que não era muito elevada fez com que esta medida se segurança não tivesse efeito. “Se estivessem mais alto não tinham sofrido nada”, adianta fonte da Somincor.
Os dois trabalhadores foram prontamente assistidos no local pela equipa de socorro da Somincor e pelo INEM, sendo que um deles, em estado mais grave, foi transportado de helicóptero para o Hospital de Santa Maria, por forma a precaver a eventualidade de serem necessários exames mais pormenorizados. O segundo jovem foi encaminhado para o Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja.

Comunicado do Gabinete de Relações Públicas da SOMINCOR 

A SOMINCOR, uma empresa do Grupo Lundin Mining informa a ocorrência de um acidente de trabalho na instalação da Lavaria do Zinco da Mina de Neves-Corvo, pelas 08:30h, que envolveu uma plataforma elevatória providenciada pela empresa Motrinde – Montagens Técnicas e Reparações Industrias (empresa que presta serviços à SOMINCOR). Como consequência deste acidente dois trabalhadores da Motrinde sofreram ferimentos.
Estes trabalhadores estavam a efetuar trabalhos de manutenção numa plataforma elevatória tendo uma parte da plataforma cedido e os trabalhadores caído no chão.
Foram prontamente assistidos no local pelo grupo de intervenção e posteriormente pela equipa médica da SOMINCOR, sendo que um dos acidentados foi transportado de ambulância para o Hospital de Beja e o outro foi transportado de helicóptero para o Hospital de Santa Maria em Lisboa.
A nossa principal prioridade neste momento é o bem-estar dos acidentados e estamos a encetar os esforços necessários para apoiar estes trabalhadores e suas famílias.
As causas deste acidente serão apuradas na sequência da investigação que já se iniciou em colaboração com as autoridades oficiais e a empresa prestadora de serviços.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg