Entre as 30 instituições de ensino superior, 17 chegaram ao final do concurso com uma taxa de ocupação superior a 90%. Nas três fases do concurso na UPBeja foram colocados 347 estudantes, 66,5% das 522 vagas iniciais.
De acordo com os dados revelados pelo Instituto para o Ensino Superior (ISE), entre os institutos politécnicos (IP), a taxa de ocupação foi mais baixa, rondando os 86,2%, com o fundo da tabela a ser ocupado pelos IP de Beja (66,5%), como continua a referir o ISE, Guarda (64,3%), Tomar (63,7%) e Bragança (49,3%).
Para a 3ª fase do concurso o IP/UPBeja tinha 31 vagas em cinco cursos de duas escolas, Agrária e ESTIG, tendo somente sido colocados 8 estudantes.
Na UPBeja/IPBeja há 31 vagas em cinco cursos de duas escolas: Escola Superior Agrária (15): Agronomia-5 vagas, Engenharia do Ambiente-5 vagas e Ciência e Tecnologia dos Alimentos-5 vagas. Escola Superior de Tecnologia e de Gestão (16): Engenharia Informática-5 vagas e Turismo-11 vagas.
Concluídas as três fases do concurso, sobraram 2.103 vagas, 175 das quais na UP/IPBeja. Após receberem os resultados, os estudantes colocados na 3.ª fase terão até terça-feira para matricular-se.
Aas colocações finais serão conhecidas a partir das 00h01 deste domingo.
Teixeira Correia
(jornalista)



