Até ao próximo dia 25 de fevereiro pode visitar no Centro UNESCO a exposição de cordofones “Natureza Tonal”.
Da autoria de José António Cardoso, Luthier Cardoso, esta exposição de Violas e de Guitarras patente no até 25 de fevereiro, com entradas gratuitas, e é visitável de segunda a sexta-feira das 10 às 13 horas e das 15 às 20 horas e aos sábados das 15 às 20 horas.
Na sua página de facebook, Luthier Cardoso escreveu: “para além dos trabalhos que temos em andamento, conseguimos fazer um set-up a 20 instrumentos por nós construídos. Agradecemos a todos os clientes que nos cederam os seus cordofones”.
No Lidador Notícias, em julho de 2020, José António Cardoso contou a sua história de vida, desde militar do Exército a artesão de violas de arame: https://lidadornoticias.pt/jose-antonio-cardoso-o-mestre-construtor-das-violas-de-arame/.
Para melhor se perceber o seu trabalho, aqui fica um resenha do que José António Cardoso tem em mãos, daqueles que são alguns trabalhos a decorrer no atelier
Construções: 2 violas campaniças para Beja e Viana_do_Alentejo, 1 guitarra portuguesa modelo de Coimbra para o Bombarral, 1 guitarras clássica para a Trindade, 1 guitarra clássica de ¾ para Beja, 1 guitarra acústica para França e 1 viola braguesa para Braga.
Reparações: 2 guitarras portuguesas de Beja e Serpa, 1 guitarra acústica de Lisboa, 1 guitarra clássica de Beja e 1 Banjo de Olhão.
Teixeira Correia
(jornalista)