Volta a Portugal: Na estrada de 4 a 15 de agosto. Partida da 2ª etapa de Reguengos de Monsaraz.
O Teatro Thalia, em Lisboa, recebeu ontem a apresentação da Volta a Portugal em Bicicleta que celebra este ano os 90 anos sobre a realização da primeira edição em 1927. A partida da 2ª etapa, a 6 de agosto, realiza-se em Reguengos de Monsaraz.

2017 marca o regresso do Alentejo Interior com a partida da segunda etapa, em 6 de agosto, de Reguengos de Monsaraz, naquela que será a etapa mais longa, com 214,7 quilómetros, numa ligação a Castelo Branco.
Com finais em contagens de montanha, Mondim de Basto, Viana do Castelo, Santo Tirso e Guarda, a prova apresenta-se aberta, podendo coroar “um ciclista de distintas características e com enorme capacidade de recuperação”, como destacou Joaquim Gomes, diretor da organização, a Podium Events.
O vencedor de duas edições da “Portuguesa” ressalvou que a prova tem “uma primeira fase maioritariamente plana, com a segunda fase composta por etapas vão exigir o máximo empenho físico”, concluiu.
Joaquim Gomes, ressalvou que as negociações para que a Podium continue a organizar a Volta a Portugal “estão no bom caminho e o contrato deverá ser assinado nos próximos dias. Fomos a única empresa a concorrer”, rematou.
A ligação entre Lousã e a Guarda, com seis contagens do prémio da montanha, com passagem pela Serra da Estrela, é considerada a etapa rainha, o que reforça as palavras de Joaquim Gomes.
Fernanda Rolo, secretaria da Ciência, justificou que a volta é uma iniciativa que “transporta consigo o espírito do conhecimento de um Grande país. Um grande veículo de promoção e divulgação do território”, justificou.
Vinte equipas, as seis portuguesas Continentais, duas da Alemanha, é uma de França, Polónia, República Checa, Espanha, Itália, Canadá, Israel, Grã-Bretanha, Kuwait, Holanda, Áustria e Bulgária, num total de160 corredores.
Apontar um possível vencedor, sem nos lembrarmos da vitória do portista Rui Vinhas, é dar “um tiro no escuro ” e todos os prognósticos são falíveis, numa corrida muito aberta. O recorde de vitórias na Volta a Portugal pertence ao espanhol David Blanco cinco edições (2006, 2008, 2009, 2010 e 2012).
PERCURSO DA VOLTA
04/08: Prólogo Lisboa
05/08: 1* etapa- Vila Franca de Xira-Setúbal
06/08: 2* etapa- Reguengos de Monsaraz-Castelo Branco
07/08: 3* etapa- Figueira de Castelo Rodrigo-Bragança
08/08 4* etapa- Macedo de Cavaleiros-Mondim de Basto
09/08: 5* etapa- Boticas-Viana do Castelo
10/08: 6* etapa- Braga-Fafe
11/08: Descanso
12/08: 7* etapa- Lousada-Santo Tirso
13/08- 8* etapa- Gondomar-Oliveira de Azeméis
14/08- 9* etapa- Lousa-Guarda
15/08- 10* etapa- Viseu-Viseu (CRI)