Volta ao Alentejo: A próxima paragem do pelotão internacional, de 22 a 26 de fevereiro.


A 35ª Volta ao Alentejo Crédito Agrícola que começa esta quarta-feira, 22 fevereiro, em Portalegre. Carlos Barbero espreita oportunidade no Alentejo. O espanhol é o único que pode quebrar a tradição.

No pelotão de 150 homens que começa esta quarta-feira, em Portalegre, a 35ª Volta ao Alentejo Crédito Agrícola apenas um, Carlos Barbero (na foto), pode vencer a “teimosia” da “Alentejana”. O espanhol da equipa Pro Tour Movistar é, entre os participantes da edição deste ano, o único corredor que já venceu a corrida e, portanto, o único que poderá quebrar a tradição, uma vez que até agora a prova nunca foi ganha duas vezes pelo mesmo homem.

Espetáculo itinerante já enraizado na cultura desportiva da região e uma das maiores referências do ciclismo português, desde 1983, a Volta ao Alentejo Crédito Agrícola vai terminar no domingo, em Évora, após cinco etapas e quase 900 quilómetros de competição.

Ontem, a movimentação típica do início das grandes provas agitou o Centro de Artes e Espetáculo de Portalegre onde decorreu o secretariado e a reunião dos diretores desportivos que confirmaram a lista de participantes. A logística da Podium Events, que organiza a competição com a CIMAC – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central e está habituada à responder às necessidades de grandes eventos como a Volta a Portugal, envolve quase 400 pessoas num rodopio diário que por estes dias anima os locais por onde a prova vai passando. São 19 equipas com um pelotão de 150 homens aos quais se junta todo o pessoal técnico entre elementos de montagem de estruturas, secretariado e comissários, além da imprensa.

Realizada, este ano, mais cedo e com algumas novidades destacando-se o regresso ao escalão 2.1 da UCI – União Ciclista Internacional, a Volta ao Alentejo abriu as portas à participação de mais e melhores equipas do ciclismo mundial.

Marcas que marcam no Alentejo

Até domingo, estão em discussão 15 Metas Volantes e 7 Prémios de Montanha, além da vitória em cada uma das 5 etapas. O pelotão lutará diariamente por uma das quatro “Camisolas” símbolos de liderança. A maior distinção de todas, a Camisola Amarela Crédito Agrícola para o líder da classificação geral, a Camisola Castanha Delta Cafés vai premiar o melhor trepador, a “novíssima” Camisola Preta Kia dos pontos vai distinguir o homem mais regular e, por fim, a Camisola Branca RTP será envergada pelo jovem melhor classificado.

Na etapa inaugural, esta quarta-feira, o pelotão sai de Portalegre pelas 12 horas e após 158 quilómetros irá chegar à pitoresca e medieval vila de Castelo de Vide onde será conhecida a primeira Camisola Amarela Crédito Agrícola. A tirada inaugural é a mais curta, mas também das mais duras com a travessia do Parque Natural da Serra de São Mamede onde estão quatro contagens para o Prémio de Montanha: a subida de 2ª categoria em Cabeço do Mouro (km 102,2), uma contagem de 3ª categoria em Monte Paleiros (km 107,3), uma rampa de 4ª categoria em Marvão (km 118) e a derradeira inclinação na Sra. da Penha, de 3ª categoria (km 138,6). As Metas Volantes estarão instaladas no Crato (km 17), Monforte (km 57,4) e Portalegre (km 99). A chegada a Castelo de Vide está prevista para as 16 horas, horário previsível para todos os finais de etapa.

Vão estar em discussão quatro camisolas de líder destacando-se neste colorido a “Amarela” Crédito Agrícola que, todos os dias, vai premiar o corredor com o melhor tempo em prova e o vencedor final. A Classificação Por Pontos terá uma nova identidade com a Camisola Preta Kia enquanto o “Rei dos Trepadores” vai envergar a Camisola Castanha Delta Cafés. O Prémio da Juventude será representado na Camisola Branca RTP.

Últimos Vencedores da Volta ao Alentejo

2016 –Enric Mas (Klein Constantia)

2015 – PawelBernas (Activejet Team)

2014 – Carlos Barbero (Euskadi)

Há 10 anos (2007) – Manuel Vázquez (Andalucía-Cajasur)

Há 20 anos (1997) – Aitor Garmendia (Once)

Há 30 anos (1987) – Joaquim Salgado (Garcia Joalheiro)

As melhores imagens diárias na RTP3 e na Eurovisão

A previsão da meteorologia para os próximos dias é de sol e bom tempo, condição que fomenta, ainda mais, os grandes planos que a componente desportiva desta Volta ao Alentejo, enquadrada pela beleza natural da região, sempre proporcionam.

Parceira de muitos anos nas provas organizadas pela Podium Events, a RTP vai emitir como habitualmente, todos os dias, um resumo com os melhores momentos de cada etapa da “Alentejana”, comentados pela voz do mais credenciado dos comentadores de ciclismo em Portugal, Marco Chagas. Para além do trabalho que o repórter João Pedro Mendonça fará para os serviços de notícias da RTP, a estação emitirá ainda diariamente imagens da prova para a rede da eurovisão potenciando o Alentejo em 56 países.

Equipas 35ª Volta ao Alentejo Crédito Agrícola

World Tour: Movistar Team (Espanha)

Continentais Profissionais: Manzana/ Postobon (Colômbia), Israel Cycling Academy (Israel), Gazprom/ Rusvelo (Russia), Caja Rural/ Seguros RGA (Espanha) e CCC/ Sprandi Polkowice (Polónia)

Continentais: Axeon/ Hagens Berman e Rally Cycling (ambas dos Estados Unidos da América), Metec TKH (Holanda), Euskadi Basque Country/ Murias (Espanha), Team COOP e Team Sparebanjen Sor (ambas da Noruega), An Post/ Chain Reaction (Irlanda) e as portuguesas, LA Alumínios/ Metalusa, Rádio Popular/ Boavista, Louletano/ Hospital de Loulé, Sporting/ Tavira, Efapel e W52/ FCPorto.

Resumo (ALENTEJANA 2017- Percursos)

1ª Etapa – 22.02 – Partida: 12h00 – Portalegre / Castelo de Vide – 158km

2ª Etapa – 23.02 – Partida: 11h50 – Monforte / Portel – 171,3km

3ª Etapa – 24.02 – Partida: 10h50 – Mourão / Mértola – 208,0km

4ª Etapa – 25.02 – Partida: 11h45 – Odemira / Alcácer do Sal – 175,2km

5ª Etapa – 26.02 – Partida: 11h50 – Ferreira do Alentejo / Évora – 168,9km 

Acompanhe a “Alentejana” no site oficial da Podium: https://www.voltaaoalentejo2017.com/

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg