Volta ao Alentejo: Britânico Noah Hobbs da EF Education/Aevolo vence na Salúquia.


Noah Hobbs (EF Education/Aevolo) venceu a chegada a Moura e confirmou a expetativa de que as equipas de formação do World Tour e do ProTour apresentam na Volta ao Alentejo Crédito Agrícola, mantiveram uma palavra importante a dizer quanto às vitórias na etapa, como também na discussão da vitória da prova.

O jovem corredor britânico, de 23 anos, profissional desde 2023, conseguiu o primeiro triunfo na temporada e a quarta na sua carreira, numa vitória com grande à vontade na “Cidade Salúquia” depois de uma fuga em que um companheiro de equipa fez parte de um duo escapado durante muitos quilómetros e que chegou a ter 4’45” de vantagem.

Jenthe Verstraete (EF Education/Aevolo) e Alexis Guerin (Anicolor/Tien 21) acabaram por não ter qualquer vantagem direta da escapada, não tendo do final conseguido liderar qualquer classificação nem tão pouco ficado nos 10 primeiros da etapa e da geral.

O corredor da EF Education/Aevolo fez um trabalho importante de desgaste da equipe cujos velocistas aspiravam a vencer a etapa, tendo a fuga só sido alcançada a 15 quilômetros de Moura, cuja chegada aconteceu cerca de 15 minutos antes do melhor local face à louca velocidade em que a etapa decorreu.

Na partida em Beja, alinharam 130 corredores em representação de 19 equipas e antes da saída o Município de Beja prestou homenagem ao jornalista alentejano Fernando Emílio, desaparecido do ano passado e um dos grandes entusiastas do “Alentejana”.

Fábio Costa (Anicolor/ Tien 21) foi o melhor português na etapa ao conseguir o 7º lugar, com o espanhol David Domingues (Aviludo/ Louletano/ Loulé Concelho) a ser o líder do Prémio da Montanha.

Classificação da Etapa
1º- Noah Hobbs/GBR (EF Education/Aevolo), 3h39’35”, 2º- Alemão Nicolas Tivani/ARG (Aviludo/ Louletano/ Loulé Concelho) mt, 3º- Mathias Schwarzbacher/SVK mt, 4º- Scott McGill/USA (Project Echelon Racinh) mt e 5º- Iker Villar/ESP (Caja Rural/ Alea) mt

Classificação Geral
1º- Noah Hobbs/GBR (EF Education/Aevolo), 3h39’35”, 2º- Alemão Nicolas Tivani/ARG (Aviludo/ Louletano/ Loulé Concelho) a 1”, 3º- Mathias Schwarzbacher/SVK a 6”, 4º- Pau Marti/ESP (Israel/ Premier Tecxh Academy) a 8” e 5º- Xavier Berasategi/ESP (Euskaltel/Euskadi) a 9”.

Equipa: Caja Rural/Alea

Pontos: Noah Hobbs/GBR (EF Education/Aevolo)

Montanha: David Domingues (Aviludo/ Louletano/ Loulé Concelho)

Juventude: Noah Hobbs/GBR (EF Education/Aevolo)

A segunda etapa liga esta quinta-feira, Castro Verde a Grândola, na distância de 171,5 quilómetros, com partida às 11,30 horas, com metas volantes em Aljustrel, Odemira e Santiago do Cacém e contagens de montanha na São Luís (dias de 4ª categoria) e Serra de Grândola (3ª categoria) e chegada a Grândola às 15h51 horas.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg