A União Ciclista Internacional (UCI) divulgou este domingo os calendários Continentais para o próximo ano, e a Volta ao Alentejo começa a 20 e termina a 24 de março. O venezuelano Orluis Aular (Caja Rural/ Seguros RGA) faz história, ao conseguir o bis na Volta ao Alentejo deste ano.
Apontado como favorito desde a partida, Orluis Aular confirmou, em Évora, a vitória no fim da 40.ª Volta ao Alentejo. O venezuelano, já vencedor em 2022, entrou no palmarés da “Alentejana” como o primeiro corredor a repetir o triunfo consecutivamente. É o segundo corredor a ganhar por duas vezes a “Alentejana” depois de Carlos Barbero em 2014 (Fundacion Euskadi) e em 2017 (Movistar).
Aproveitando a realização dos Campeonatos da Europa que este domingo terminaram nos Países Baixos, a UCI divulgou os Calendários Continentais para o próximo ano.
No que se refere às sete provas internacionais portuguesas, destaca-se a alteração na data da Volta a Portugal, que vai para a estrada mais cedo que o habitual, de 24 de julho a 4 de agosto (e com o final confirmado em Viseu).
A primeira prova internacional agendada é a Figueira Champions Classics, a 10 de fevereiro, que foi promovida à categoria ProSéries. Segue-se a Volta ao Algarve, de 14 a 18 de fevereiro, na mesma categoria, o que permite às equipas do WorldTeams estarem presentes nas duas competições. A Clássica da Arrábida está agendada para 17 de março (1.2) e a Volta ao Alentejo (2.2) de 20 a 24 de março. O Grande Prémio Beiras e Serra da Estrela (2.2) vai para a estrada a 2 de maio e termina a 5. Finalmente, de 11 a 14 de julho realiza-se mais uma edição do Troféu Joaquim Agostinho (2.2).
Já o calendário espanhol coincide em algumas situações com provas portuguesas: a Volta a Andaluzia realiza-se nas mesmas datas da Volta ao Algarve (14 a 18 de fevereiro) e a Volta a Catalunha de 18 a 24 de março (coincide com a Volta ao Alentejo, 20 a 24).
Notícia: Lidador Notícias/ A Bola