Volta ao Alentejo: UCI remarca prova para final de junho.


A União Ciclista Internacional (UCI) deu a conhecer o reagendamento das datas das provas adiadas face à pandemia de covid-19. A “Alentejana” deverá disputar-se entre 23 e 27 de junho.

Depois de anulada o ano passado, a Volta ao Alentejo devia estar na estrada até ao próximo domingo, estava prevista disputar-se entre 19 e 21 de março, mas o aumento de casos positivos de coovid-19 levou ao adiamento da corrida, tal como muitas outras.

O novo calendário de provas publicado ontem pela UCI, reagenda a “Alentejana” para se disputar entre os próximos dias 23 e 27 de junho, logo após os Campeonatos Nacionais das categorias de Elite e Sub23b dos diversos países, incluindo Portugal, que se disputam entre 18 e 20 do mesmo mês.

Calendário UCI: https://www.uci.org/docs/default-source/default-document-library/roa-calendar2020-updated03072020.pdf?fbclid=IwAR3ZnxaQG_ObwxK-18Tp6whXjE56lDLBJxDlLSugE32DAxsdONYYd6voeW4

Não existe ainda uma certeza quando ao percurso da corrida, mas tudo aponta para que o traçado seja o mesmo que estava agendado para a edição de 2021, que não se realizou e que tinha a seguinte calendarização: Quarta-feira: 1ª etapa- Reguengos-Beja, Quinta-feira: 2ª etapa- Almodôvar-Sines, Sexta-feira: 3ª etapa- Alcácer do Sal-Mora, Sábado: 4ª etapa- Monforte-Castelo de Vide e 5ª etapa-Castelo de Vide- Castelo de Vide e Domingo: 6ª etapa- Portalegre-Évora.

Nas 38 edições da “Alentejana” esta será a sétima vez que a corrida se disputa no mês de junho, a última vez que tal sucedeu foi em 2011 e terminou com a vitória do lituano Evaldas Siskevicius (LaPomme Marseille).

Coincidindo com a Volta ao Alentejo, disputam-se o Tour de Beauce (Canadá) de 23 a 27, o Giro dell’Apennino (Itália) dia 24, e o Giro di Basilitaca (Itália), o Lotto Belgium Tour (Bélica) e o Tour de Serbir (Sérvia), os três de 24 a 27 de junho. A 26 de junho e até 18 de julho, disputa-se o Tour de France.

A Volta ao Alentejo é organizado desde 2010 pela Podium Events, mercê de um protocolo com a proprietária da prova, a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC) “herdeira” da Associação de Municípios do Distrito de Évora.

A UCI anunciou também que a Volta ao Algarve que estava agenda para ter sido disputada entre 17 e 21 de fevereiro vai realizar-se agora entre 5 e 9 de maio, que tem a concorrência da 4Jours de Dunkerque / Grand Prix des Hauts de France (França) e a partir do dia 8 e até 30 de maio o Giro d’Italia.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg