José Bexiga Fialho, conhecido como o “Professor” é o candidato a presidente da Associação Cultural e Recreativa Zona Azul, o único cargo que lhe faltava exercer no emblema popularizado como o clube do “Jardim das Alcaçarias”.
O ato eleitoral para o biénio 2022/2024 realiza-se na sede do clube no próximo dia 29 de setembro, e Bexiga Fialho encabeça a única lista a sufrágio, como presidente da Direção da Associação Cultural e Recreativa Zona Azul (ACRZA) e no manifesto eleitoral é referido que “a nossa candidatura aos órgãos sociais da ZONA AZUL, assenta na disponibilidade e vontade que este grupo tem em servir o clube. É um grupo que junta a experiência, em diversos campos de atividade, com a ligação ao clube, por via do dirigismo, como antigos atletas, técnicos ou simplesmente como sócios ligados ao clube, ao desporto e ao associativismo em geral”.
A equipa apresentada, é ´segundo o documento apresentado aos sócios, “sinónimo de estabilidade, condição importante para continuar a desenvolver os projetos que o clube tem para enfrentar, no futuro. Ao longo dos últimos anos, fruto de um trabalho conjugado com os técnicos das diversas modalidades, foi possível criarmos um grande movimento de prática desportiva a diversos níveis, desde as crianças aos idosos. É com vontade e determinação que esperamos vir a merecer dos nossos associados, a sua confiança para pudermos criar as condições de sustentabilidade desportiva e financeira que o clube aspira”, justificam.
Fundado a 9 de outubro de 1975, tendo como “base de partida” os tradicionais bailes dos Santos Populares que se realizavam no Jardim das Alcaçarias, também conhecido como o “Jardim do Chinelo”, o clube foi fundado por um grupo de 10 pessoas e teve como primeira sede o conhecido naquela área da cidade como o “Café do Carocinho”. O nome Zona Azul deriva da divisão geográfica da columbofilia e o período áureo do clube ocorreu nos finais nos anos 70 e início dos 80, quando disputou os Campeonatos Nacionais de futebol, nomeadamente de Juniores. O atletismo foi outra modalidade marcante na vida do clube primeiro com a presença de Luís Barroso, que dominou a velocidade nos anos 80, tendo sido recordista dos 100 e 200 metros, este último recordo só foi batido por Francis Obikwelu, em 2002. Esteve nos jogos Olímpicos de Los Angeles, em 1984, quando vestia a camisola da Zona Azul. Outro nome famoso do atletismo da ACRZA foi Fernando Damásio, que viria a ser também recordista nacional mas, envergando outras camisolas.
A Estafeta dos Campos Verdes, foi um dos grandes marcos do atletismo nacional ao nível das estafetas de estrada.
Posteriormente o andebol seria a modalidade que marcaria outra fase importante da vida do clube azul e amarelo, que há mais de três décadas comprou a sede onde se encontra com uma subscrição nacional onde muitos deputados Assembleia da República da época contribuíram para esse objetivo.
Lista Candidata aos Corpos Sociais Biénio 2022 /2024-“ ZONA AZUL MAIS DESPORTO
Assembleia Geral: Presidente- José Manuel Pinela Coelho Fernandes – Sócio nº 235, Vice-presidente- Vítor Manuel Leandro Parreira – Sócio nº 23 e Secretário- Manuel Augusto Silva Candeias – Sócio nº 54
Direção: Presidente- José Inácio Bexiga Fialho- Sócio nº 22, Vice-Presidente- João Paulo Rodrigues Pirata- Sócio nº 143, Vice-Presidente- Patrícia Alexandra Dias Brito Palma- Sócia nº 613, Tesoureiro- José João Pereira Mestre Santos- Sócio nº 85, Secretário- Fernando Manuel Marques Fialho- Sócio nº 118, Vogal- Rui Manuel de Sousa Eugénio- Sócio nº 145 e Vogal- Vítor Correia Pereira Rosa- Sócio nº 179
Conselho Fiscal: Presidente- Gervásio Manuel Colaço Amaro – Sócio nº 111, Vice-presidente- Rogério dos Santos Teixeira – Sócio nº 126 e Secretário- Florival José Medeiros Soeiro – Sócio nº 56
QUEM É QUEM
José Inácio Bexiga Fialho, nascido em Beja, a 14 de Dezembro de 1954, 67 anos, casado, 2 filhos, residente em Beja, professor de Educação Física aposentado e Técnico de Grau 3 de Andebol, cédula nº 9635. Praticante desportivo, ao nível escolar nas modalidades de Andebol, Atletismo, Futebol de 5 e 11 e Voleibol, federado nas modalidades de Andebol (74/75 e de 79 a 83), Atletismo (75 e 79 a 81) e Futebol (de 69 a 73 e 75 a 80). Sócio de Mérito da Associação Cultural e Recreativa Zona Azul – Beja (ACR Zona Azul). Agraciado com Medalha de Mérito Municipal – Grau Prata – por proposta da Câmara Municipal de Beja e ratificada pela Assembleia Municipal de Beja – Maio de 2004
Formação Académica
– Curso da Escola de Instrutores de Educação Física de Lisboa, conclusão em 31/7/75, com a classificação de 15 valores. Equivalência a partir de 1 de Outubro de 1978 do Grau de Bacharel em Educação Física de acordo com o Decreto – Lei 675/75 de 3/12/75. Frequência no ano letivo de 1978/1979 do Estágio de Pedagógico de habilitação Profissional, com a classificação de 15 valores e Grau de Licenciado em Educação na Área da Administração Escolar e Administração Educacional, com a classificação de 15 valores, conclusão em 18 de Setembro de 2003.
Funções Profissionais
Professor do Quadro de Nomeação Definitiva da Escola Secundária Diogo de Gouveia de Beja – Grupo Disciplinar Educação Física, 38 anos de serviço, completos. Em regime de destacamento nos anos de 1976, 1980, 1987, 1990/1992, desempenhou funções de Técnico na ex. Direção Geral dos Desportos, (presente Instituto do Desporto de Portugal), Diretor Técnico Regional na Associação de Andebol de Beja de 1985 a 1992. Responsável pela elaboração do Plano de Desenvolvimento Desportivo do Concelho de Beja e Coordenador dos Serviços de Desporto da Câmara Municipal de Beja (entre 1994 e 1997), Técnico de Andebol da ACR Zona Azul entre 1979 e 2009, 30 anos. Entre 1992 /1994 lecionou na Escola Profissional Bento de Jesus Caraça a disciplina de Técnicas de Animação e de Orientação de Estágio. No ano letivo de 1979/80 lecionou na CERCIBEJA (Cooperativa de Ensino de Crianças Inadaptadas de Beja). Em regime de avença de 1988 a 1993 lecionou na Escola de Deficientes Auditivos, dependente do Centro Regional de Segurança Social de Beja. Por nomeação do Centro de Estudos e Formação Desportiva desempenhou as funções de Diretor Desportivo na ACR Zona Azul, durante o ano de 2002, cargo que desempenhou até Março de 2006. Requisitado para a Câmara Municipal de Beja, de 1 de Julho de 2006 a 31 de Julho de 2009, para desempenhar as funções de Coordenador do Sector de Desporto.
Responsável pela disciplina de Sistemática dos Desportos Coletivos – Andebol e Fatores Integradores do Treino Desportivo, nos anos letivos 2010/2011 e 2011/2012 do Curso de Especialização Tecnológica Treino de Jovens na Escola Superior de Educação de Beja. Presentemente é o Coordenador das Atividades Desportivas da ACR Zona Azul – Beja
Outros Cursos de Formação Profissional e ou Cultural
– Curso de III nível de Técnico de Andebol – Lisboa -Julho / Agosto 1980, Curso de IV nível de Técnico de Andebol – Lisboa – Julho de 1993, Iniciação à Informática. Aplicação à Atividade Docente – Centro de Formação Professor Janeiro Acabado – Beja – Dezembro de 1993, Multimédia, a Ponte para o Ensino do Futuro – Centro de Formação Professor Janeiro Acabado -Beja – Outubro de 1998, Interação dos Fundamentos do Ténis – Iniciação e Aperfeiçoamento –Centro de Formação Professor Janeiro Acabado – 25 horas -Beja — Julho de 1999, Criação de Homepages em WWW – Escola Superior de Educação de Beja – Julho de 2001, Curso de Inglês – Pré Intermediate (nível 2) – Centro de Línguas da Escola Superior de Educação de Beja – Maio de 2004 (51 horas), “O trabalho de projeto no âmbito do Curso Tecnológico de Desporto – lógica de funcionamento do curso” – DGIDC – ME Lisboa – 50 horas – Junho e Setembro 2004 e Curso de formação de formadores “ Orientações Metodológicas e Avaliação no âmbito dos programas de Educação Física” DGIDC – ME – 50 horas – Faro – Outubro de 2004.
Teixeira Correia
(jornalista)
Foto Bexiga Fialho: Firmino Paixão/Diário do Alentejo