Aljustrel: Condutor de camião cai em buraco na EN 2 e sofreu politraumatismos.


O condutor de um pesado de mercadorias sofreu ferimentos graves, tendo sido transportado para o Hospital de Beja, com politraumatismos, na sequência da queda num buraco, na Estrada Nacional 2, a cinco quilómetros de Aljustrel.

O acidente ocorreu cerca das 19,00 horas de sexta-feira, quando o veículo ficou com uma roda presa no buraco que voltou a abrir. Ao verificar a situação, o condutor caiu para o buraco que apresentava uma cratera com cerca de quatro metros de profundidade.

O abatimento do piso ocorreu às 19,00 de quarta-feira, tendo a estrada sido encerrada ao trânsito automóvel. Na manhã do dia seguinte trabalhadores da Infraestruturas de Portugal (IP) estiveram no local tapando buraco, tendo o transito sido restabelecido.

No local estiveram treze operacionais dos Bombeiros de Aljustrel, que levaram cerca de hora e meia para resgatar a vítima.

Recorde-se que o aluimento ocorreu num local da EN2, conhecido como a barragem do Monte Ruas e o trânsito está encerrado à saída de Aljustrel, no sentido norte/ sul, e a 9 quilómetros em Carregueiro, no sentido sul/ norte.

As causas para o aluimento não estão ainda apuradas, mas, na noite de quarta-feira, no local diversas pessoas,  confidencioram ao Lidador Notícias (LN) que “os rebentamentos no sub-solo da mina podem ter provocado o aluimento de terras debaixo do alcatrão que levou à abertura da cratera”.

Em comunicado enviado ao LN, a IP já iniciou obras na EN2 que espera ter concluídas durante o dia de hoje, estando a via aberta ao trânsito de forma alternada.

Comunicado da Infraestruturas de Portugal

IP dá inicio aos trabalhos de substituição da travessia na EN2, em Aljustrel
A Infraestruturas de Portugal inicia hoje (sexta-feira) a substituição da Passagem Hidráulica localizada ao quilómetro 621,7 da EN2, em Aljustrel.

Esta intervenção torna necessário implementar um condicionamento de trânsito, com circulação alternada coordenada por semáforos e limitação da velocidade máxima a 30Km/h, na zona de trabalhos.
Esta obra tem como objetivo a substituição integral da travessia que ruiu parcialmente ao início da noite de terça (*), por forma a garantir a reposição das normais condições de segurança e circulação rodoviária dos utilizadores da EN2.

Os trabalhos têm conclusão prevista para o próximo domingo, dia 12 de fevereiro. Agradecemos a melhor compreensão para os eventuais transtornos que este condicionamento possa provocar, nomeadamente pela demora à passagem no local.

(*) n.d.r.: Erro da IP, a cratera abriu na noite de 8 de fevereiro, quarta-feira.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg