TECNOCRÓNICA (Opinião de Ademar Dias): apps, streaming condicionado e mercado de consolas.
Segundo a Kaspersky, 83 em cada 100 aplicações móveis acedem aos dados mais sensíveis dos utilizadores, chegando mesmo, por vezes, a obter as autorizações necessárias para fazer telefonemas e enviar mensagens escritas diretamente do equipamento onde foram instaladas.
O estudo “My Precious Data: Digital clutter and its dangers” foi feito a 17 países, entre eles Portugal, e a empresa acusa os utilizadores de serem pouco cuidadosos com as informações que guardam nos seus telefones, indicando que estes “expõem os seus dispositivos e dados pessoais a ameaças de segurança, falhando em medidas simples de protecção como fazer a atualização do sistema”.
Alfonso Ramírez, responsável ibérico da Kaspersky, explica ainda que o excesso de armazenamento de dados nos dispositivos “mostra que a manutenção das aplicações está a ser negligenciada”.
Por outro lado há também aplicações que podem funcionar em segundo plano sem qualquer autorização dos utilizadores.
Continuamos com dados da Kaspersky, nomeadamente a Kaspersky Lab, mas agora centramo-nos nos dados nacionais.
De acordo com a informação reunida pela empresa, 62,5 % dos portugueses referem que atualizam as suas apps e sistemas operativos de acordo com as recomendações do utilizador.
Em Portugal, os utilizadores instalam 18 apps Android por mês – em telefone, tablet ou computador. Além disso, só cerca de metade dos utilizadores portugueses (54,4%) revê com regularidade os conteúdos que tem no seu dispositivo e apaga documentos e aplicações que já não utiliza.
No geral o inquérito indica que 28% dos utilizadores só fazem a atualização das suas aplicações quando são obrigados e 10% admitem não as fazer de todo, um comportamento que atinge apenas 3,3% dos portugueses.
O Spotify prepara-se para implementar uma das medidas mais controversas desde a sua fundação. Segundo a imprensa internacional, a plataforma de streaming vai passar a vetar o acesso a uma parte do seu catálogo de músicas a utilizadores não assinantes, abrindo apenas a totalidade do acervo a quem subscrever o programa premium.
De acordo com o The Verge esta nova política servirá de argumento ao Spotify na hora de renovar licenças de distribuição com algumas editoras que, ao garantirem uma disponibilidade exclusiva para assinantes, garantem igualmente mais receitas por cada vez que uma música for reproduzida.
A implementação deste novo sistema ainda pode estar longe de se concretizar, mas pensa-se que a empresa já tenha introduzido a cláusula em alguns dos contratos celebrados com discográficas. Segundo o Financial Times, esta será também uma forma de tornar o negócio mais atraente para futuros investidores aquando de uma possível oferta pública inicial dado que as percentagens pagas às editoras serão reduzidas no caso das reproduções gratuitas.
Um relatório da IHS Markit revela que o mercado global de consolas encolheu 2,5% em 2016 e o valor gasto pelos consumidores foi de $34.7 mil milhões.
Este número representa a venda de consolas, jogos, serviços e conteúdos adicionais, o que significa que o número de consolas vendidas baixou e os lucros gerados foi menor uma vez que o preço de venda das consolas também baixou.
Pelo outro lado, a venda de videojogos e conteúdos relacionados aumentou, tanto em formato físico como digital. De acordo com os dados apresentados pela IHS, uma das grandes responsáveis por isso foi a PlayStation 4, cujas vendas de videojogos aumentaram e os consumidores gastaram mais dinheiro em subscrições.
Em 2016, a Sony foi responsável por 57% do mercado das consolas, representando $19.7 mil milhões gastos em jogos, consolas e serviços. Desse número, $17.8 mil milhões foram gerados unicamente pela PS4, o que atribuiu à consola 51% de quota do mercado. E é previsível que a Sony continue a dominar em 2017.
No cinema, escolhemos destacar a estreia do filme “Vida Inteligente” (“Life” no título original).
Esta película avança pelos géneros de ficção e thriller e conta com realização de Daniel Espinos. O elenco conta com um trio de atores que nos permite avaliar a qualidade da produção: Jake Gyllenhaal, Rebecca Ferguson e Ryan Reynolds.
“Vida Inteligente” conta-nos a história dos seis membros da tripulação da Estação Espacial Internacional no momento em que a mesma se depara com uma das mais importantes descobertas na história da humanidade: a primeira prova da existência de vida extraterrestre em Marte. À medida que a tripulação inicia a pesquisa, os seus métodos acabam por ter consequências indesejadas e a forma de vida mostra ser mais inteligente do que alguma vez esperaram.
O trailer dá-nos uma boa ideia do que podemos esperar deste filme: https://www.youtube.com/watch?v=q2eGJ8TRu7U