(Atualizada) Beja: Condutora que sofreu acidente perto de Penedo Gordo evacuada de helicóptero para Lisboa.
Condutora de 24 anos ficou gravemente ferida em acidente na EN18 (Beja/ Penedo Gordo). Viatura em despiste arrancou oliveira pela raiz. Foi submetida a intervenção cirúrgica e ao final da noite evacuada de helicóptero para o Hospital de São José, em Lisboa.
Uma mulher, de 24 anos, ficou encarcerada e sofreu ferimentos graves, na sequência do despiste, seguido de capotamento de uma viatura comercial ligeira, ocorrido ontem (quinta-feira), cerca das 14,10 horas na Estrada Nacional (EN)18, a 3 quilómetros de Beja, na ligação a Aljustrel.
Ao que tudo indica, por excesso de velocidade e a carga a granel que transportava, Inês Ratinho, residente em Beja, perdeu o controlo da viatura, que embateu com a frente direita numa oliveira, fez um pião, voltou a embateu com a parte lateral esquerda, arrancou uma segunda oliveira pela raiz e capotou, ficando de rodas para o ar.
O local onde o acidente ocorreu é uma longa reta, com boa visibilidade e na altura do despiste as condições para a condução eram excelentes.
A mulher foi estabilizada no local pela equipa médica da VMER do Hospital de Beja, para onde foi transportada e sujeita de imediata a uma intervenção cirúrgica, estando sob prognóstico reservado.
Em virtude do estado de saúde se ter agravado, cerca das 23,00 horas começaram a ser feitos os preparativos para transportar Inês Ratinho de helicóptero, do Hospital de Beja para o Hospital de São José, em Lisboa.
O trânsito na EN 18 esteve condicionado durante cerca de hora e meia fazendo-se pela faixa de sentido sul/ norte. No local estiveram 15 operacionais do Bombeiros de Beja e Aljustrel, VMER e GNR, apoiados por 6 viaturas.
Teixeira Correia
(jornalista)