TECNOCRÓNICA (Opinião de Ademar Dias): wi-fi, redes sociais, programação e algo mais.




Os municípios de toda a Europa já podem registar os seus dados no portal WiFi4EU para se candidatarem ao financiamento da União Europeia para criar pontos de acesso sem fios à internet públicos e gratuitos, com o primeiro convite à apresentação de projetos a realizar-se em meados de maio.

A iniciativa WiFi4EU oferece vales de 15.000 euros aos municípios para a instalação de pontos de acesso wi-fi em espaços públicos, nomeadamente museus, bibliotecas, parques e praças.

Os municípios podem utilizar os vales WiFi4EU para adquirirem e instalarem equipamento nos centros locais de vida pública que escolherem. Os custos de manutenção da rede serão da responsabilidade do município.

Anunciada pelo Presidente Juncker no seu discurso sobre o estado da União, em setembro de 2016, a iniciativa WiFi4EU faz parte da reformulação das normas de telecomunicações da UE, incluindo novas medidas para responder às necessidades crescentes de conectividade dos cidadãos europeus e aumentar a competitividade da Europa.

Nos dias de hoje, é comum crianças por volta dos 10 anos terem perfil em redes sociais como o Instagram, contudo, tal pode levar a problemas aquando da adolescência como infelicidade no ambiente escolar, insegurança com a sua imagem e mau estar para com os amigos, situações que se notam mais comuns por parte de crianças do sexo feminino que passem demasiado tempo a conversar online.

Esta foi a conclusão de um estudo realizado pela Universidade de Essex, em Inglaterra, que refere que o problema não afeta os rapazes que por sua vez são mais influenciados por videojogos, ainda que também passem bastante tempo em redes sociais.

Em média, aponta o estudo, metade da população feminina inglesa e um terço da masculina da mesma nacionalidade passa mais que uma hora por dia online aos treze anos de idade. Uma média que sobe para as quatro horas diárias para 16% das raparigas e 10% dos rapazes quando se especifica o uso de sites como Instagram, Twitter e Snapchat.

Tal situação obriga a uma monitorização mais próxima por parte dos pais ao uso das redes sociais pelas crianças para que se impeça a auto-exclusão social por parte das adolescentes.

E em Portugal o estudo “Telemóveis e os Jovens: Utilização e Preocupações 2016/2017” concluiu que a utilização da internet no telemóvel pelos jovens entre os 15 e os 22 anos triplicou, passando de 33% em 2010/2011 para mais de 97% em 2016/2017.

O estudo adianta que as redes sociais são uma das principais motivações para este uso, com um aumento de quatro vezes no mesmo período.

Se no ano letivo 2010/2011, a utilização do telemóvel para aceder à Internet e às redes sociais abrangia apenas 20% dos inquiridos, desde 2013/14 que esse número começou a aumentar significativamente, chegando aos 82% neste último ano letivo para ambas as opções.

Num universo em que mais de 92% possui um tarifário que inclui pacote de dados, apenas 20% aponta restrições à utilização por parte dos pais, com a maioria dos inquiridos a ter telemóvel desde os 10 anos.

Num campo mais particular, um estudo da Stack Overflow – uma plataforma usada por programadores de todo o mundo – revela quais as linguagens de programação preferidas por programadores.

O estudo permite também perceber algumas tendências interessantes no que diz respeito à forma como são vistas as grandes tecnológicas.

Na primeira posição podemos encontrar a Rust, criada pela Mozilla do navegador Firefox. Já a Visual Basic 6 da Microsoft encabeça a lista das linguagens “Mais Temidas”.

Mais, a linguagem criada pela Google, a Go, ficou à frente da Swift da Apple no que diz respeito à preferência dos developers.

Neste estudo do Stack Overflow participaram 101.592 pessoas provenientes de 183 países diferentes.

Aqui fica o link para o estudo: https://insights.stackoverflow.com/survey/2018/

No mundo dos videojogos, a revista especializada Game Informer assinalou a sua 300º edição com a eleição dos 300 melhores jogos de sempre, numa escolha que coube aos leitores da revista.

Com um ranking desta dimensão é quase garantido que vai encontrar alguns dos melhores jogos de sempre lançados ao longo dos últimos 30 anos.

Pode consultar a lista completa da Game Informer em http://www.gameinformer.com/b/features/archive/2018/03/19/readers-choice-top-300-games-of-all-time.aspx

E no cinema, Christian Bale é a estrela no filme “Hostis”, realizado por Scott Cooper. Rosamund Pike e Wes Studi também integram o elenco desta película que nos remete para 1892.

Aí, um lendário capitão do exército americano (Christian Bale) aceita relutantemente escoltar um chefe de guerra Cheyenne moribundo (Wes Studi), assim como a sua família, na viagem de regresso às suas terras tribais. Fazendo a perigosa travessia do Novo México até às planícies do Montana, os antigos inimigos encontram uma jovem viúva (Rosamund Pike), cuja família foi assassinada. Juntos, eles terão de unir forças para sobreviverem às provações da tortuosa paisagem, a comanches hostis, e outros contratempos que vão encontrando pelo caminho.

Aqui fica o trailer: https://www.youtube.com/watch?v=OxBy4qc9FPE


Share This Post On
468x60.jpg