Ourique: Doença súbita de um dos condutores terá originado colisão no IC1.


Um morto e três feridos graves, foi o resultado trágico de uma colisão fontal entre dois veículos ligeiros, um de mercadorias e outro de passageiros que ocorreu ontem cerca das 18,00 horas, ao quilómetro 676, em Aldeia de Palheiros, a quatro quilómetros de Ourique, num dos troços mais mortíferos do IC1.

Não estão esclarecidas as causas do acidente, tudo aponta para uma doença subida de Nuno Bento, de 40 anos, o condutor do ligeiro de mercadorias, que se deslocava para Ourique, sentido sul/ norte, e invadiu a via contrária embatendo frontalmente no ligeiro de passageiros que circulava em sentido contrário.

No veículo abalroado viajavam Elizabete Ribeiro, de 32 anos, Manuel Almeida, o companheiro de 48 anos, e Tomás Martins, de 8 anos, o filho da mulher que conduzia o automóvel, que sofreram ferimentos graves e foram transportados para o Hospital de Beja.

Nuno Bento, divorciado e pai de um menino com 10 anos, ficou encarcerado, e dada violência do embate e a gravidade dos ferimentos, acabou por falecer no local do acidente. O helicóptero do INEM estacionado em Loulé foi mobilizado, tendo aterrado em pleno IC1, mas acabou por ser desmobilizado dado o falecimento da vítima.

“A estrutura da viatura ficou espetada no corpo do condutor e foi muito complicado retirar a vítima do interior”, justificou Mário Batista, comandante dos Bombeiros Voluntários de Ourique. Os três feridos foram transportados para o Serviço de Urgência do Hospital de Beja, enquanto que o corpo de Nuno foi levado para o Gabinete Médico-Legal da mesma unidade onde será autopsiado.

O trânsito no IC 1 este e encerrado na totalidade durante dias hora, tendo depois sido reaberto num dos sentidos, fazendo-se o trânsito de forma alternada. Por ser um dia de regresso do fim-de-semana o trânsito no sentido Algarve-Lisboa esteve muito condicionado, sendo-se formado uma longa fila de viaturas que chegou a ultrapassar os cinco quilómetros.

No socorro às vítimas estiveram envolvidos 37 operacionais, dos Bombeiros de Ourique e Castro Verde, a VMER de Beja e a SIV de Castro Verde, GNR e INEM, apoiados por 15 viaturas e um meio aéreo.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg