Safara (Moura): Despiste de ambulância da Cruz Vermelha faz dois mortos.
O despiste de uma ambulância da Delegação da Cruz Vermelha de Safara/ Sobral da Adiça, concelho de Moura, provocou dois mortos e um ferido muito grave, todos tripulantes da viatura.
A ambulância deslocava-se para um serviço de emergência em Santo Aleixo da Restauração, que dista pouco mais de 8 quilómetros de Safara, acionada pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).
O acidente ocorreu das 22,00 horas na Estrada Nacional 258, depois da viatura embater e destruir a proteção da ponte da Ribeira do Murtigão, caindo de uma altura de cerca de 10 metros para o leito que estava vazio, acabando com bater violentamente em duas rochas.
Não há ainda explicações para as causas do acidente, mas as fortes travagens do pavimento, deixam perceber que o excesso de velocidade, devido à marcha de emergência da ambulância, pode ter estado na origem do mesmo.
As duas vítimas mortais são António Manuel Ribeiro Caeiro, de 49 anos e Jorge Manuel Liberato Godinho Silva, de 50 anos, respetivamente, cujos corpos foram transportados pelos Bombeiros de Moura para o Gabinete-Médico Legal de Beja, enquanto que o ferido, Feliciano Ramos Domingues, de 42 anos, foi levado pela viatura de suporte imediato de vida (SIV) de Moura, para o Serviço de Urgência do Hospital de Beja.
No socorro às vítimas foram mobilizados 19 operacionais dos Bombeiros e SIV de Moura, da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) de Beja e GNR de Safara. O helicóptero do INEM sediado em Évora foi mobilizado acabando pior ser desmobilizado.
O Núcleo de Investigação Criminal de Acidentes de Viação (NICAV) do Destacamento de Trânsito da GNR de Beja.
Teixeira Correia
(jornalista)
Foto: Viatura e parte dos operacionais da Delegação da Cruz Vermelha de Safara/ Sobral da Adiça (foto retirada da página de facebook da instituição)