(Exclusivo) ULSBA: Seis meses depois, o nomeado da CIMBAL ainda não tomou posse.


Mais de seis meses depois de nomeado pela CIMBAL para o Conselho de Administração da ULSBA ainda não tomou posse. O processo está “encalhado” na CReSAP.

Manuel Soares, trabalhador na área da Administração de Aprovisionamento da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA), EPE, foi nomeado no dia 11 de junho do corrente ano como o representante da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL) no Conselho de Administração (CA) da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA), para o cargo que estava por preencher desde 3 de abril de 2017, data em que o CA tomou posse.

Segundo apurou o Lidador Notícias (LN) depois da nomeação de Manuel Soares, o processo foi enviado para a Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CReSAP), a fim de ser confirmado o Estatuto de Gestor Público a que cargo obriga, mas até ao momento o mesmo não foi enviado à ULSBA a fim de poder tomar posse.

O Conselho de Ministros aprovou no passado dia 30 de março de 2017, a constituição do novo Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, apesar de faltar o nome do representante da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL).

O Executivo socialista liderado por António Costa, nomeou Maria da Conceição Lopes Baptista Margalha, José Aníbal Fernandes Soares, José Manuel Lourenço Mestre, António Sousa Duarte, Joaquim Manuel Brissos (Enfermeiro Diretor), respetivamente, para os cargos de presidente e vogais executivos do conselho de administração da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo. Para o cumprimento na totalidade do Decreto-Lei 18/2017, ficou a faltar nomear o vogal proposto pela Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL).

Entretanto no decurso do corrente ano, os administradores António Sousa Duarte, pediu a exoneração do cargo e José Manuel Mestre, aposentou-se tendo sido substituídos por Iria Velez e Patrícia Ataíde, continuando a falta o elemento a indicar pelos municípios.

A nomeação de Conselho de Administração da ULSBA produziu efeitos a partir do dia 1 de abril de 2017, de acordo com a Resolução 67/ 2017, e é válida para um mandato de três anos, renovável uma única vez. Sabe o LN que a CIMBAL vai solicitar a manutenção do nome de Manuel Soares, caso seja renovado o mandato do atual Conselho de Administração, se até à data não esteja concluído o processo do membro nomeado pela instituição.

Resolução do Conselho de Ministros nº. 67/2017 (Nomeação do Conselho de Adminbistração da ULSBA): http://portaisuls.azurewebsites.net/ulsba/wp-content/uploads/sites/15/2017/05/cm-ulsba.pdf

Quem é quem

Manuel Soares, nasceu a 13 de agosto de de 1966, tem 52 anos de idade, licenciado em Ciências Farmacêuticas e pós-graduado em Administração Hospitalar, é trabalhador da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, EPE e é presentemente vereador sem pelouro da Câmara Municipal de Serpa, onde foi o candidato do PS nas últimas eleições autárquicas. Já foi vogal Executivo do Conselho de Administração (CA) da ULSBA.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg