Aljustrel: Segundo caso positivo no concelho e em São João de Negrilhos.
Através da nota informativa nº 2, sobre Situação Epidemiológica Concelho de Aljustrel do Covid-19, publicada no site da Câmara, foi confirmado o segundo caso positivo no concelho e em São João de Negrilhos.
O Serviço Municipal de Proteção Civil de Aljustrel (SMPCA) confirma o segundo caso de COVID-19 no Concelho de Aljustrel, nomeadamente na Freguesia de São João de Negrilhos.
Esta confirmação resulta dos testes que foram feitos, pelas autoridades de saúde competentes, à s pessoas que estiveram em contacto com o primeiro infetado já anteriormente registado nesta mesma freguesia”.
O SMPCA justifica que “este resultado positivo surgiu, assim, no agregado familiar do primeiro doente, tendo todos os testes, que foram realizados à s profissionais da Associação de Solidariedade Social de São João de Negrilhos, que também prestaram auxÃlio nesta habitação, vindo negativos”.
O Lidador NotÃcias (LN) está em condições de avençar que se aguardam os resultados dos testes feitos a outros três familiares dos dois infetados, sendo que o primeiro caso positivo tem 88 anos, utente do lar da Associação de São João de Negrilhos e que faz hemodiálise na Unidade do Hospital de Beja.
O LN apurou que no concelho de Aljustrel, além estes dois infetados em confinamento obrigatório, há outras 13 pessoas em vigilância ativa, aguardando resultados, onde se inserem as três pessoas do agregado familiar acima referido.
Na nota informativa é recordado que as autoridades de saúde e segurança, o MunicÃpio de Aljustrel, a Junta de Freguesia de São João de Negrilhos e demais entidades envolvidas, identificaram, numa primeira fase, as pessoas e instituições que, nos últimos dias, possam ter estado em contacto com o primeiro infetado. Com este novo caso está a ser feito o mesmo procedimento, de modo a que seja possÃvel acautelar a cadeia de transmissão, e chegar à s pessoas que possam ter estado em contacto com o segundo caso positivo.
À população do concelho, municÃpio assegura que “continua a trabalhar em estreita parceria com todas as entidades competentes, a nÃvel nacional, regional e local, e que informará os munÃcipes sempre com rigor e seriedade”.
Teixeira Correia
(jornalista)