Concelho de Beja regista 375 casos ativos de covid-19, um novo máximo desde o início da pandemia. Em quatro dias foram declarados mais 80 novos infetados. Barrancos que era um concelho “Limpo de Covid” registou os primeiros dois casos, dos últimos meses.
Segundo o relatório diário (Relatório Diário 09-01-2021) da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA), relativo às 24,00 horas de 8 de janeiro, o concelho de Beja registou 375 casos ativos, o valor mais elevado dos treze concelhos na área de influência da ULSBA, seguido de Mértola com 122 e Cuba com 117 casos, onde o surto do lar da Misericórdia levou ao aumento exponencial de casos.
O Município de Serpa, que depois do pique do surto no lar da Misericórdia, foi baixando os números, mas, voltou a sofrer uma alteração e os casos começaram a surgiu e regista agora 91 infetados. Também no concelho de Moura a situação voltou a tornar-se mais complicada, com os números a aumentarem quase diariamente, registando 67 infetados. Face aos últimos dados, o concelho de Vidigueira continua a registar uma melhoria apresentando agora 55 casos positivos.
O Município de Barrancos que durante muitos meses era um concelho “Limpo de Covid”, regista agora dois casos positivos, o primeiro foi conhecido no passado dia 6 de janeiro (quarta-feira), havendo agora a reportar um segundo caso.
Fazendo uma comparação entre as 24,00 horas da passada quarta-feira e de sexta-feira, o concelho de Beja apresenta mais 80 casos, tendo passado de 295 para 375 infetados, e no total de casos entrou na casa dos quatro dígitos, 1003 doentes de covid-19. Mértola tem mais 2, de 120 para 122, em Cuba os novos casos são mais 68, tendo subido de 49 para 117.
Na Margem Esquerda do rio Guadiana, a situação voltou a conhecer novas subidas, com Serpa a ter mais 12 novos casos, tendo crescido de 79 para 91, Moura que conheceu mais 32 infetados, passando de 35 para 67 infetados a que se junta Barrancos com dois casos, depois dos tempos em que foi um dos nove concelhos de Portugal considerados “Limpos de Covid”.
Risco dos concelhos do distrito de Beja. Risco Moderado: Barrancos, Ferreira do Alentejo e Odemira (https://covid19estamoson.gov.pt/medidas-covid19-ambito-nacional-v2/), Risco Elevado: Aljustrel, Castro Verde, Moura e Serpa (https://covid19estamoson.gov.pt/medidas-covid19-concelhos-risco-elevado/), Risco Muito Elevado: Almodôvar, Alvito, Beja e Ourique e Risco Extremamente Elevado: Cuba, Mértola e Vidigueira (https://covid19estamoson.gov.pt/medidas-covid19-concelhos-risco-muito-elevado/).
Nos dados da ULSBA, que não inclui o concelho de Odemira, o número de casos ativos é de 1043, sendo a primeira fez que passa a barreira dos três dígitos de infetados com covid-19, tendo sido conhecidos 107 novos casos, num total de 2.812 infetados desde o início da pandemia. Há ainda o registo de 31 doentes internados em enfermaria e 4 na Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja. No total de óbitos, há o registo de 80 mortes por covid-19, 22 dos quais em Beja, 20 em Mértola, 18 em Serpa, 5 em Vidigueira e 4 em Cuba e Moura. Alvito, Barrancos e Ferreira do Alentejo continuam sem ter qualquer vítima mortal resultando da covid-19.
Teixeira Correia
(jornalista)