Ciclismo: Campeonatos Nacionais disputam-se em Braga de hoje a domingo.


Sameiro, Falperra e Bom Jesus, triângulo bracarense revela Campeões Nacionais de Estrada, em Linha e Contrarrelógio Individual (CRI).

MADEIRA e PIRES_800x800Rui Costa, Nelson Oliveira, Tiago Machado, André Cardoso e Bruno Pires (na foto com o jornalista Manuel Madeira), ciclistas portugueses das equipas World Tour, presentes e com aspirações a serem Campeões. No escalão Elite (profissionais) Nelson Oliveira (Lampre/ Merida) conseguiu os dois títulos o ano passado, enquanto que Joaquim Silva (Anicolor) em Linha e Rafael Reis (Banco Bic/ Carmnim/ Tavira) foram os laureados no escalão de Sub 23.

O espetáculo das bicicletas promete em Braga, mas neste link da União Ciclista Internacional (UCI), pode acompanhar todos os campeonatos dos diversos países do Mundo, Masculinos (M) e Femininos (W), nos escalões E-Elite, U-Sub 23, J-Junior: http://www.uci.infostradasports.com/asp/lib/TheASP.asp?PageID=19010&SportID=102&Detail=1&TaalCode=2&StyleID=0&Cache=8.

Percurso duro e seletivo é o que espera o pelotão que vai discutir, na próxima semana, os Campeonatos Nacionais de Ciclismo em Braga. No fim de semana de 26 a 28 de junho serão coroados os Campeões Nacionais de 2015 nos escalões de Elite e Sub-23 nas provas em linha e de contrarrelógio. Bruno Pires (na foto com o jornalista Manuel Madeira), ciclista alentejano, natural do Redondo, companheiro de equipa de Alberto Contador e Sérgio Paulinho na Tinkoff/ Saxo, Campeão Nacional em 2006, título conseguido em Castelo de Vide, tem fundadas aspirações a conseguir novo título, face à dureza e tipo de percurso, muito ao jeito das suas caraterísticas de trepador.

Este será o momento único nesta temporada em que vão estar em competição direta os melhores do pelotão nacional com as figuras do ciclismo português que correm além-fronteiras.

Percursos e horários

Na sexta-feira, 26 de junho, as atenções dos Campeonatos Nacionais de Estrada Elites e Sub 23 centram-se nas provas de contrarrelógio. Pelas 10 horas a caravana velocipédica concentra-se na freguesia bracarense de Tenões, junto à Rua José Afonso Machado. O primeiro corredor Sub 23 sai para a estrada às 11 horas para completar 27 quilómetros num circuito de 7,6 quilómetros que será percorridos três vezes sendo a inversão do sentido feita na Avenida João Paulo II para regressar ao ponto de partida, a Rua José Afonso Machado. Às 16 horas, no mesmo local, será dado o tiro de partida para o primeiro Elite que cumprirá um total de 36 quilómetros. Neste caso estão previstas três passagens na meta e à quarta vez estará encontrado o Campeão Nacional.

No sábado e domingo, a ação das provas em linha centra-se no triângulo bracarense Falperra, Sameiro e Bom Jesus. No sábado, às 15horas, realiza-se a prova dos Sub 23, com 161 quilómetros corridos num circuito com pouco mais de 16 quilómetros que contempla nove passagens pela meta. Os Elites farão o mesmo percurso, no domingo, às 11 horas, mas a quilometragem estende-se até aos 193,2 quilómetros, o que se traduz em 11 passagens pela meta. Em ambos os casos, a partida e a chegada acontecem no Sameiro junto à Estátua do Papa João Paulo II. O pelotão irá descer a Falperra em direção a Braga para subir a caminho do Bom Jesus e regressar, ainda a subir, ao Sameiro.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg